Mais de 60 coarienses foram beneficiados com o mutirão de cirugia para correção de catarata realizada em Coari (a 366 quilômetros de Manaus), nos dias 5 e 6 de julho. É a segunda vez que o mutirão é realizado no município. Na primeira, além de residentes locais, foram atendidos também pacientes da cidade vizinha de Tefé, totalizando aproximadamente 300 procedimentos cirúrgicos.

A equipe composta por quatro médicos é liderada pelo oftalmologista Marcos Jacob, e em dois dias de atendimento já foram operados aproximadamente 65 pacientes. “Esse mutirão é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do estado (Susam) e a Prefeitura de Coari, e todos os procedimentos da triagem até a cirugia são totalmente gratuitos”, disse o prefeito Adail Filho (PP).

Ele afirmou ainda que, diferentemente da primeira edição que ocorreu no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH), todos os procedimentos realizados nesta segunda edição foram feitos no Hospital Regional de Coari Dr. Odair Carlos Geraldo. A cirurgia de catarata ou facectomia consiste na remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco.

“Esse procedimento cirúrgico em particular é bem importante pois melhora a qualidade da visão o que interfere diretamente na qualidade de vida, e melhorar a vida de nossos irmãos coarienses é a prioridade de nossa administração”, disse o prefeito.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Coari