Nível do rio Madeira volta a recuar, após elevações provocadas por chuvas
A seca provoca diversos prejuízos na navegação e na geração de energia elétrica, assim como na disponibilidade hídrica

Ednilson Maciel
Publicado em: 14/08/2024 às 14:58 | Atualizado em: 15/08/2024 às 14:04
O nível do rio Madeira voltou a recuar, após terem sido registradas elevações provocadas por chuvas pontuais na região.
Conforme o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em Porto Velho (RO), a cota chegou novamente à marca de 2,02 m, sendo que o esperado para o período seria de 4,72 m.
Por conseguinte, os dados são apresentados no Boletim de Monitoramento Hidrológico, divulgado nesta terça-feira (13).
“Estamos acompanhando as previsões meteorológicas, e foram observadas chuvas sobre a Bolívia, que podem impactar os níveis em Porto Velho. Isso poderia provocar repiquetes no rio, ou seja, elevações dos níveis dentro do período da vazante, e amenizar o cenário, que é grave”, explica o pesquisador em geociências Marcus Suassuna.
O Madeira chegou a níveis muito baixos na região de Porto Velho, antes da época prevista. Isso principalmente devido às chuvas abaixo da média, entre novembro de 2023 e abril de 2024.
Assim, diante das projeções, é esperado que a seca deste ano seja tão grave quanto as dos últimos anos, quando os níveis ficaram abaixo dos 2 m.
Por exemplo, na estação de Jirau Jusante Beni, no município de Nova Mamoré (RO), a cota é de 9,98 m; e, em Ji-Paraná (RO), a marca está em 6,23 m.
Nesses municípios, os níveis também estão abaixo da faixa de normalidade. Exceto em Guajará-Mirim (RO), a cota está dentro da faixa de normalidade, com 5,83 m.
É importante ressaltar que as cotas indicadas são valores associados a uma referência de nível local e arbitrária. Ou seja, válida para as réguas linimétricas específicas de cada estação.
Portanto, a seca acentuada na região provoca diversos prejuízos na navegação e na geração de energia elétrica, assim como na disponibilidade hídrica.
*Com informações do Serviço Geológico do Brasil.
Leia mais
Seca severa: rio Madeira chega a menor nível em quase 60 anos
Seca do Madeira: combustíveis no Acre e Rondônia devem ficar 20% mais caros
Foto: reprodução