ONU confirma Belém como cidade sede da COP-30

Pela primeira uma cidade da região Amazônica sediará um dos maiores eventos diplomáticos do mundo

Lula e Helder Barbalho

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/05/2023 às 13:32 | Atualizado em: 26/05/2023 às 13:37

A cidade de Belém foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sede para realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP-30.

O anúncio foi feito em vídeo divulgado nesta sexta-feira (26) pelo presidente Lula da Silva (PT), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Pela primeira uma cidade da região Amazônica sediará um dos maiores eventos diplomáticos do mundo, a ser realizado em novembro de 2025, que tinha também Manaus na disputa. A princípio, a proposta foi apresentada pelo então presidente eleito Lula, em novembro de 2022, na COP do Egito.

“As Nações Unidas aprovaram no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança de Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025, será a COP30”, disse o ministro.

Para o governador do Pará, “é um privilégio do nosso país, poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumento a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado”.

Só falam da Amazônia”

Ao ouvir o mundo falar sobre a Amazônia em reuniões passadas da COP, Lula disse que teve a ideia de propor a realização da conferência em um estado da região.

“O pessoal só fala da Amazônia. Então eu dizia, porque então não fazer a COP num estado da Amazônia, pra vocês conhecerem o quê que é a Amazônia. Pra vocês verem o que são os rios da Amazônia,as florestas da Amazônia, pra você ver a fauna da Amazônia”, disse.

Além disso, o presidente declarou que a COP30 “é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. E como o povo do Pará é um povo alegre, um povo festeiro, um povo muito competente. Eu tenho certeza que o povo do Pará vai encantar o mundo e comparecer em 2025 para participar da COP”.

Confira o vídeo:

Leia mais

Bolsonarista, Manaus perde para Belém sede da COP-2025

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República