Orçamento será ajustado para acomodar 3,26% nas aposentadorias

Publicado em: 22/11/2019 às 17:54 | Atualizado em: 22/11/2019 às 17:54
O governo federal fez as contas e prevê que as aposentadorias e pensões pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão reajuste de 3,26% no ano que vem. A reportagem é da Folha.
A nova estimativa de inflação foi definida pelo Ministério da Economia e informada ao Congresso para ajuste no Orçamento de 2020. Segundo a Folha, o valor é menor que o previsto em agosto, que era de 4,02%, e em abril, de 4,19%.
Os benefícios da Previdência acima do salário mínimo recebem anualmente a correção da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O índice que consta no Orçamento do governo é uma previsão pois os dados oficiais da inflação registrada no ano anterior só são divulgados pelo instituto no início de janeiro. Com isso, o índice exato que será aplicado nos benefícios do INSS ainda pode mudar.
Segundo o Ministério da Economia, a previsão para o índice de preços anual está menor porque a inflação teve queda em 2019, influenciada, principalmente, pelos alimentos.
Foto: Reprodução/Blog e-inscrição