PF retoma Ă¡rea onde garimpeiros mataram ianomĂ¢mis

Na regiĂ£o de Homoxi, os garimpeiros ilegais haviam forçado a desativaĂ§Ă£o de um posto de saĂºde e matado a tiros ao menos trĂªs indĂ­genas

Publicado em: 12/03/2023 Ă s 09:41 | Atualizado em: 12/03/2023 Ă s 09:54

Uma comunidade que havia sido invadida por garimpeiros dentro do territĂ³rio IanomĂ¢mi foi retomada em operaĂ§Ă£o de Ă³rgĂ£os federais como Ibama, Força Nacional e PolĂ­cia Federal.

Na regiĂ£o de Homoxi, os garimpeiros ilegais haviam forçado a desativaĂ§Ă£o de um posto de saĂºde e matado a tiros ao menos trĂªs indĂ­genas em fevereiro deste ano, quando jĂ¡ estava em andamento a operaĂ§Ă£o de desintrusĂ£o da Ă¡rea indĂ­gena.

De acordo com informações da reportagem do G1 em Roraima, os agentes federais conseguiram queimar um aviĂ£o usado para abastecer o garimpo e outros maquinĂ¡rios que estavam no local.

No dia 5 de fevereiro, trĂªs indĂ­genas IanomĂ¢mi foram mortos por garimpeiros na regiĂ£o. As informações foram divulgadas pelo lĂ­der indĂ­gena JĂºnior Hekurari IanomĂ¢mi.

A chamada OperaĂ§Ă£o LibertaĂ§Ă£o, centrada em desmantelar a logĂ­stica do garimpo no territĂ³rio IanomĂ¢mi, jĂ¡ estĂ¡ em andamento desde janeiro.

Leia mais na matĂ©ria de Raphael Veleda no MetrĂ³poles

Leia mais

Indicados ao Oscar 2023 recebem estatueta de divindade IanomĂ¢mi

Garimpeiros: aĂ§Ă£o na Justiça quer indenizaĂ§Ă£o de R$ 6,6 bi aos ianomĂ¢mis

IanomĂ¢mis: PF caça financiadores de R$ 271 milhões a garimpeiros

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/ PolĂ­cia Federal