PF fecha garimpos em uma das áreas mais ‘devastadas’ do país
Terra indígena kayapó faz parte da lista de regiões a sofrerem desintrusão por ordem do STF

Mariane Veiga
Publicado em: 12/05/2024 às 18:47 | Atualizado em: 12/05/2024 às 19:14
A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (10), operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios na terra indígena kayapó, município de Bannach (PA), uma das áreas ‘mais devastadas do país’, segundo a instituição.
Na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”, foram fechados três garimpos de ouro clandestinos, inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, quatro motores, três estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma moto. Também foi arrecadado um celular.
Segundo a PF, ninguém foi preso na ação, mas os responsáveis pelos crimes foram identificados e serão responsabilização.
Leia mais
Pesquisador constata degradação na Amazônia por garimpo ilegal
A kayapó faz parte da lista de terras indígenas a sofrerem desintrusão por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e, de acordo com a PF, é uma das terras indígenas mais devastadas do país pela ação indiscriminada dos garimpeiros.
Ainda segundo a instituição, a PF vem combatendo os crimes na terra indígena, já tendo realizado diversas operações na área, mas os infratores insistem na prática delituosa.
*Com informações da assessoria de comunicação da PF
Foto: divulgação/PF