Piloto joga avião com drogas na represa de Balbina para fugir da FAB no AM

Ação ocorreu em Presidente Figueiredo; avião partiu da Venezuela e levava mais de 300 kg de entorpecentes

Piloto joga avião com drogas na represa de Balbina para fugir da FAB no AM

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/09/2025 às 07:03 | Atualizado em: 11/09/2025 às 07:04

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (10), um avião bimotor vindo da Venezuela que transportava mais de 300 quilos de drogas.

Dessa maneira, o caso ocorreu nas proximidades do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, na represa de Balbina. Como informa O Globo.

Segundo informações da FAB, a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e foi identificada nos radares por volta das 9h. Em resposta, caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a abordagem.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais, o piloto do bimotor não obedeceu às ordens dos militares brasileiros para pousar em um aeródromo determinado.

“Ele desceu de forma não colaborativa para próximo à copa das árvores e lançou a própria aeronave nas águas da represa de Balbina”, informou a FAB em nota oficial.

Nesse sentido, equipes da Polícia Federal e do Exército Brasileiro foram acionadas para atuar na região. A carga apreendida ultrapassa 300 quilos de entorpecentes, segundo as primeiras estimativas.

Fotos divulgadas pela Força Aérea em suas redes sociais mostram o estado em que ficou o avião após cair na represa.

Assim, as investigações sobre a origem exata da droga e o destino do carregamento estão em andamento.

Dessa forma, o caso reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao tráfico internacional de drogas e no monitoramento do espaço aéreo brasileiro.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Amazônia: FAB intercepta avião com drogas vindo do Peru

Foto: divulgação/FAB