Potássio de Autazes será teste para governo Lula

O Ministério da Agricultura defende a exploração do mineral, para uso como fertilizante.

Aeronáutica publica plano para aeroporto de Autazes

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/02/2023 às 06:33 | Atualizado em: 06/02/2023 às 08:33

“A exploração de potássio em Autazes, no coração do Amazonas, como parte de um plano para nacionalizar a produção de fertilizantes, será o primeiro teste da política ambiental do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva”.

Foi o que o informou neste domingo o Jornal O Globo. A Jazida fica perto da Capital.

De acordo com o impresso, no governo, há dois polos de interesses diferentes. O do Ministério da Agricultura, que defende a exploração do mineral, para uso como fertilizante. E do outro, pastas e entidades ligadas às causas ambiental e indígena adotam cautela ao tratar do tema.

A exploração da mina é sonho antigo do deputado estadual Sinésio Campos (PT), político amazonense que goza de prestígio com Lula.

A extração também é defendida pelo governador Wilson Lima (União), que pôs pra funcionar a extração de gás de Silves, com a Eneva. Ou seja: ele sempre usa o exemplo do gás para mostrar o potencial econômico do subsolo amazonense.

Mas há resistência, sobretudo da população indígena de Autazes e do Ministério Público Federal.

O Globo diz que Lula terá que se posicionar sobre esse assunto porque há uma recente decisão da Justiça Federal acerca da exploração do Potássio. Essa decisão é de janeiro, provocada pelo Ministério Público, diz o jornal.

Nesse caso, a Justiça obriga a União a se posicionar novamente sobre a jazida, com a possibilidade de reversão do entendimento adotado pelo Ibama no governo de Jair Bolsonaro (PL). Entre 2021 e 2022, o órgão ambiental federal passou o licenciamento do projeto ao governo do Amazonas, acelerando o processo.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Potássio do Amazonas é assunto em conferência latino-americana

Foto: Divulgação