Praia da Ponta Negra é fechada para banhistas em Manaus

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em lançamento da operação Estiagem.

Praia da Ponta Negra é fechada para banhistas em Manaus

Ednilson Maciel

Publicado em: 16/09/2024 às 11:32 | Atualizado em: 16/09/2024 às 11:59

A forte vazante do rio Negro, que nos últimos dias vem secando, em média, 1 metro a cada quatro dias, estando neste dia 16 de setembro com a cota de 15,99 metros, levou a Prefeitura de Manaus a decretar interdição da praia da Ponta Negra para banhistas.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em lançamento da operação Estiagem.

De acordo com ele, trata-se de uma medida que põe o município em mobilização total para minimizar o sofrimento da população rural, sobretudo, dos efeitos da estiagem e da seca dos rios Negro e Amazonas e seus afluentes.

Veja:

Em frente a Manaus ocorre o encontro das águas do Negro e Solimões, formando a partir daí, em direção ao oceano Atlântico, o rio Amazonas, com a foz no estado do Amapá.

Conforme Almeida, a interdição da praia é necessária para evitar risco de afogamento dos banhistas.

Depois que a praia passou por aterro em 2018, o que aumentou artificialmente a extensão de área, uma superfície irregular se forma toda vez que o rio seca.

Dessa forma, as depressões do terreno criam buracos profundos que causam perigo de afogamentos, como os vários registros que se seguiram à obra de expansão.

Igual medida de interdição foi adotada em 2023, no início de outubro, quando o rio Negro registrou a maior vazante dos últimos 100 anos. Naquela oportunidade, em apenas 20 dias o rio secou 7 metros.

Agora, a seca se anuncia mais extrema ainda, considerando que a vazante dure cerca de 45 dias, mesmo com uma média diária mais baixa que os atuais 25 centímetros.

Comparando a vazante de 2023 com a de agora, a cota mais baixa do ano passado foi a exatamente a um mês. No dia 16 de outubro de 2023, o nível foi a 13,59 metros. Portanto, em 2024, faltam 2,40 metros para essa marca ser quebrada.

A interdição da praia é uma recomendação do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) sempre que o nível do rio Negro alcance menos de 16 metros. Trata-se de um termo formalizado com o município em 2013, sobre a segurança de uso da Ponta Negra.

Praia da Ponta Negra é fechada para banhistas em Manaus
Foto: SGB/divulgação

Leia mais

Abin reúne órgãos em Manaus para discutir enfrentamento da seca

Emergência

A interdição do balneário público da capital ocorre na esteira de outras ações que a prefeitura vem baixando diante da crise climática.

Por exemplo, neste dia 11 de setembro, Almeida decretou situação de emergência de Manaus pelo prazo de 180 dias.

Foto: BNC Amazonas