Prefeito faz de lago do Anamã lixão que prejudica negócios do açaí
De acordo com reportagem da Rede Tiradentes o lixo, que vai de orgânicos a hospitalar, é despejado pela prefeitura

Publicado em: 28/03/2022 às 11:34 | Atualizado em: 29/03/2022 às 18:24
As águas do lago do Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) estão tomadas pelo lixo, o que afeta diretamente a produção de açaí da região. De acordo com reportagem da TV Tiradentes o entulho, que vai de orgânico ao hospitalar, é despejado pela prefeitura do município, sob administração do prefeito Chico do Belo.
A denúncia foi realizada por um membro da cooperativa local dos produtores de açaí que não quis se identificar.
Ele conta que a prefeitura perdeu o controle da situação e que até os peixes do lago se tornaram impróprios para consumo por conta de tamanha poluição. E mesmo assim, alguns moradores, que chegam a pescar e ingerir o alimento, já se sentiram mal.
Dessa maneira, o problema atinge o comércio de açaí. “Veio uma empresa fazer o levantamento da fruta do açaí e eles não quiseram dar procedimento por causa da situação do lixão”, diz o produtor.
Conforme a reportagem, o secretário de meio ambiente do município justificou que houve uma falha operacional da equipe de limpeza da cidade.
Por sua vez, a promotoria de justiça responsável pela cidade informou que vai oficiar o prefeito e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por providências imediatas contra o lixão.
Foto: Reprodução