Preso terceiro elemento da maior apreensão de ouro no Amazonas
Para a polícia, essa foi a maior apreensão de ouro da história do Amazonas, em dezembro de 2023

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/01/2024 às 21:17 | Atualizado em: 23/01/2024 às 23:50
A Polícia Federal divulgou hoje (23) a prisão de um homem (identidade não foi revelada) apontado como o terceiro envolvido com a apreensão de 47 quilos de ouro em Manaus.
Para a polícia, essa foi a maior apreensão de ouro da história do Amazonas, em dezembro de 2023. Na ação, duas pessoas foram presas.
O minério é oriundo de garimpos que funcionam ilegalmente, como é o caso da invasão das terras dos ianomâmis, nos estados de Roraima e Amazonas.
Na avaliação do valor do ouro, a polícia estimou em R$ 15 milhões.
Antes da prisão do terceiro suspeito nesta terça-feira, a polícia cumpriu três ordens judiciais de busca e apreensão em endereços dos envolvidos no caso.
Ao mesmo tempo, bloqueou bens e valores e a apreensão de bens móveis e imóveis do trio.
Leia mais
Contrabando de ouro da Amazônia foi descoberto com apreensão em Manaus
Conexão Pará-Amazonas
De acordo com a Polícia Federal, os presos integram uma conexão de contrabando de ouro Pará-Amazonas. Um dos locais mais explorados, por exemplo, é o rio Tapajós, no Pará.
“A cidade de Manaus funciona como entreposto para distribuição no mercado nacional e internacional”, disse o superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos.
Na esteira da prisão dos dois primeiros suspeitos, a polícia apreendeu um avião no Aeroclube de Manaus. Tratava-se da aeronave usada no transporte dos 47 quilos de ouro.
A rota foi Itaituba (PA), Itacoatiara (AM) e Manaus.
Leia mais
Ouro de terra indígena rende R$ 80 milhões e tem CNPJ de Manaus na lavagem
Foto: divulgação/ PF-AM