Projeto da prefeitura incentiva fruticultura na zona rural de Manicoré

Objetivo é incentivar famílias de pequenos agricultores rurais para a produção frutífera

Mariane Veiga

Publicado em: 10/05/2022 às 17:46 | Atualizado em: 10/05/2022 às 17:52

A fruticultura é, seguramente, uma das mais importantes formas de incrementar a renda das famílias de pequenos agricultores de uma comunidade. E foi pensando em investir nos pequenos produtores rurais que a Prefeitura de Manicoré, via Secretaria de Produção e Abastecimento (Semapa) e parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou na comunidade Nazaré do Capanazinho o curso de fruticultura básica, de 2 a 6 deste mês.

A ação é do projeto de mecanização agrícola e capacitou 27 produtores para estimular a fruticultura de açaí, pupunha, graviola, cacau e cupuaçu.

De acordo com o titular da Semapa, engenheiro agrónomo Luciano Melo, há outros projetos-pilotos em andamento. O objetivo do prefeito, conforme ele, é incentivar famílias de pequenos agricultores rurais para a produção frutífera.

“Auxiliamos os produtores no acesso a políticas públicas, aquisição de sementes e construção de viveiros para produção de mudas.  Eles mesmos irão produzir suas próprias mudas, cuidando, irrigando, dando o manejo necessário para obter sucesso, o que é fundamental no cultivo”.

O curso foi ministrado por Milla Tavares e Mariana Sá. Segundo Melo, outros cursos, como de beneficiamento da mandioca e seus derivados, por exemplo, serão realizados até o final do ano.

Foto: Gabriel Caetano/Divulgação