Projeto do TCE-AM leva saúde bucal a crianças sob vulnerabilidade

O projeto será realizado duas vezes por mês com pelo menos dez crianças selecionadas

Publicado em: 18/04/2023 às 15:13 | Atualizado em: 18/04/2023 às 15:13

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Érico Desterro, divulgou hoje (18) as atividades do projeto Dente de leite.

Trata-se de uma iniciativa do órgão que vai dar atendimento gratuito e integral de saúde bucal a crianças e adolescentes de instituições sem fins lucrativos e em vulnerabilidade social.

“Fico muito feliz e realizado de ver que o Tribunal de Contas do Amazonas está cada vez mais cumprindo com seu papel social, através de servidores que se empenham a promover melhorias para nossa sociedade. Espero que esse projeto, assim como outros que o TCE-AM realiza, seja um sucesso”, disse Desterro.

Conforme o presidente, o projeto será realizado duas vezes por mês com pelo menos dez crianças selecionadas.

Leia mais

Ianomâmis: faculdade em Manaus faz debate com Carlos Santos, da PGR

O Dente de leite

As atividades são realizadas em dois dias. Inicialmente, a responsável pelo projeto e diretora de relações institucionais do TCE-AM, Érika Araújo, entra em contato com os líderes das comunidades selecionadas para marcar uma triagem com as crianças e mapear os atendimentos necessários. 

No primeiro dia de programação, todas as crianças participam de uma palestra sobre prevenção e cuidados bucais com a chefe do Deodont, Ádria Gomes.Após, a triagem para selecionar os casos mais urgentes é realizada.

No segundo dia, as crianças selecionadas são transportadas até a sede do TCE para o atendimento odontológico.

Ao final, elas recebem um certificado de atendimento e coragem, um kit dental e assistência do TCE-AM para retornar à sua instituição de origem.

Primeira ação

A primeira ação do projeto foi nos dias 14 e 15 deste mês, na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona norte de Manaus.

Trinta crianças passaram pela triagem e 12 foram selecionadas para atendimento. 

Conforme o TCE, a programação é até o final do ano, com a expectativa de atender duas instituições por mês.

Foto: divulgação