Promotor denunciado por prefeito de Coari é afastado de caso

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 04/07/2018 às 14:28 | Atualizado em: 04/07/2018 às 14:40
Por ordem do juiz da 1ª. Vara da Comarca de Coari, Fábio Alfaia, assinada ontem, dia 3, o promotor de Justiça da cidade, Weslei Machado, foi afastado de um caso em que atua contra o prefeito municipal Adail Pinheiro Filho (PP) por suspeição.
“Declaro a suspeição do promotor de Justiça Weslei Machado, devendo-se proceder a sua substituição neste feito”, escreveu o juiz, apontando “desiquilíbrio” e “inimizade capital” do membro do Judiciário com o prefeito.
No final de junho, Adail Filho apresentou denúncia formal de que o promotor tem participação em organização criminosa que quer tirá-lo da prefeitura.
Machado é autor de sete pedidos de afastamento do prefeito, quase todos por improbidade administrativa e mau uso de recursos públicos.
Na semana passada, o chefe local do Ministério Público teria criticado a Justiça em Coari de agir em “deliberada cegueira” diante de um prefeito “blindado”. Segundo o portal DeAmazônia, que publica a notícia nesta quarta, dia 4, Machado denunciou o juiz Alfaia à corregedoria da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Recurso para reverter a decisão
Ministério Público vai tentar nos próximos dias reverter a decisão do juiz com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Foi o que anunciou o promotor Weslei Machado ao BNC Amazonas.
Segundo ele, não há qualquer razão para sua suspeição. “A alegação de uma inimizade capital com o prefeito é totalmente infundada. Na verdade, não conheço o prefeito e não tenho nenhum interesse político nas minhas atuações”.
Machado acusa Adail Filho de tentar criar situações para afastá-lo do cargo.
Ouça a posição do promotor, na íntegra:
Leia mais
Prefeito de Coari faz denúncia no MP-AM contra promotor de Justiça
Foto: Guilherme Neto/cedida gentilmente ao BNC Amazonas