Sebrae leva capacitação para 200 empreendedores em Tefé

A iniciativa é gratuita e apresenta oportunidade para microempreendedores que queiram focar na estruturação de seus negócios

Ferreira Gabriel

Publicado em: 15/07/2020 às 15:37 | Atualizado em: 15/07/2020 às 15:53

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Tefé realizam dia 16 o programa Salto no Estado Digital MEI.

A propósito, esta ação será para capacitação gratuita de 200 micros e pequenos empresários do município do rio Solimões.

Será a primeira edição do programa no Amazonas que é operado pela Impact Hub, uma rede global de apoio aos empreendedores. Surgido em Santa Catarina, o programa já foi realizado em nove cidades do estado.

Dessa maneira, Tefé será a primeira cidade amazonense a receber o programa. Este, portanto, visa a fortalecer os pequenos negócios.

Para a diretora técnica do Sebrae, Adrianne Gonçalves,  a capacitação tem o cunho de fortalecer o indivíduo frente aos novos desafios.

“Na atividade empreendedora é [a capacitação] fundamental, mais ainda no período em que estamos vivendo. Aqueles melhor capacitados têm amplo potencial de adaptabilidade. Acredito, pessoalmente, nisso e na metodologia do Salto também”.

Em conjunto com o município, o programa Salto identifica quem são os MEI interessados em acelerar seu crescimento, os engaja e os capacita.

Iniciativa

A iniciativa é gratuita e apresenta oportunidade para microempreendedores que queiram focar na estruturação de seus negócios.

Segundo o prefeito de Tefé, Normando Sá, “o programa Salto é uma excelente oportunidade para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente, agora, em que todos nós precisamos nos reinventar”.

Para participar, o MEI (Micro Empreendedor Individual) deve se inscrever pelo site do programa a partir do dia 17 de julho.

Vagas

As vagas são limitadas e para ser aprovado, o interessado deve estar formalizado como MEI e atuar no município de Tefé.

A Sala do Empreendedor, localizada no Serviço de Atendimento ao Cidadão, está oferecendo apoio a quem tiver interesse em se formalizar como MEI e também a quem precisar de suporte com as inscrições, pois é necessário acesso à internet.

Durante três meses, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais. Bem como facilitadores e participarão de palestras, oficinas e laboratórios de prática.

O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda. E também geração de novos empregos, consequentemente, com aquecimento da economia do município.

Leia mais

Deputado destaca ações do Sebrae e Afeam pelo empreendedorismo

Programa

A metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional.

Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual. Sobretudo busca acelerar o seu crescimento de forma sustentável.

Etapas de aceleração  

Divididas em três processos, portanto são eles: Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor;  Foco no negócio: validação do mercado, modelagem de negócio; Foco no crescimento: desenvolvimento de planejamento estratégico e metas.

Todas as etapas serão realizadas de forma presencial. No entanto vão seguir os protocolos de segurança para garantir a saúde dos participantes.

Em 2019, o programa impactou um total de 589 participantes, em oito cidades catarinenses.

“Por todos os resultados obtidos nas edições realizadas pelo Impact Hub Floripa, fizemos uma parceria para operar o Salto no Amazonas. Tefé, será a primeira cidade, graças ao esforço do SEBRAE e da Prefeitura de Tefé, na figura da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação.

De acordo com a gestora do Salto no Impact Hub Manaus,Juliana Teles, “há uma vontade conjunta de apoiar os MEIs, especialmente, nesse momento, em que muitos sofreram impacto econômico com a pandemia”.

Impact Hub Manaus

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente.

Esse apoio se dá através de espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores se encontram, trabalham. Sobretudo geram novos negócios e se conectam em eventos inspiradores, que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico.

São mais de 17 mil membros no mundo e mais de 300 em Manaus.

MEI

O microempreendedor individual (MEI), é aquele que trabalha por conta própria. Além disso, tem registro de pequeno empresário e exerce umas das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria.

A figura do MEI foi criada em 2008, pela Lei nº 128. Dessa forma, foi buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica.

Com a legislação em vigor desde 2009, mais de 7 milhões de pessoas já se formalizaram como microempreendedores individuais.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Q2gdahzfNf0

 

 

 

Foto: Reprodução