Sefaz adota atendimento virtual de sucesso e usado por outros órgãos

A Sefaz adotou ferramenta desenvolvida pelos fazendários, durante pandemia, cuja tecnologia passou a ser usada por outras secretarias de estado.

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Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 26/08/2020 às 14:39 | Atualizado em: 26/08/2020 às 14:41

A Sefaz (Secretaria de Fazenda do Amazonas) criou um protocolo de atendimento online que virou sucesso na repartição.

Criado para atender empresas e contribuintes durante a pandemia do coronavírus (covid-19), o protocolo virtual mostrou-se eficiente.

Registrou recebimento de cerca de 5 mil processos no período. Dessa forma, o protocolo foi adotado por outros órgãos e entidades do Governo do Estado.

A serviço inteligente foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin).

O objetivo, contudo, é receber processos, dar entrada nos pedidos de serviços e tratativas das demandas tributárias.

O serviço online tem acesso por meio da página da secretaria (www.sefaz.am.gov.br).

Com o bom resultado, o projeto passou a ser adotado pelas fundações Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e Alfredo da Matta (Fuam).

Em seguida, foi adotado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Nessa direção, a Susam e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) também adotaram.

Em breve, a ferramenta será empregada por todos os órgãos da administração direta e indireta.

O acesso ao sistema é habitual para quem tem registro ou certificado digital.

Os demais usuários podem acessar pelo banco de dados do programa Nota Fiscal Amazonense.

Após entrar com seu CPF e senha, o contribuinte pode utilizar o sistema para encaminhar processos. Além disso, pode incluir requerimentos, fazer consultas e anexar documentos.

 

Foto: Divulgação