SES-AM amplia testagem de covid e atendimento às gripes em Manaus
Os testes estão disponíveis nas UBS e nas unidades de urgência e emergência do estado (UPA e SPA)

Publicado em: 08/01/2022 às 11:14 | Atualizado em: 09/01/2022 às 10:26
Diante do avanço de casos nos últimos dias, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde (SES-AM), intensificou a testagem rápida de covid-19 (coronavírus) em Manaus. Ao mesmo tempo, orienta onde buscar socorro para o crescimento das síndromes gripais.
Conforme o órgão, quem apresentar sintomas básicos como coriza, tosse e dor de cabeça, o caminho primeiro são as UBS. Contudo, em caso de sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta, o atendimento deve ser buscado nas unidades de pronto-atendimento (SPA e UPA).
Segundo a SES, a testagem rápida da covid é prioritária a pacientes com sintomas gripais. Para isso, mais testes estão sendo disponibilizados nas UBS. Além disso, a liberação do diagnóstico está mais ágil. Confirmado o vírus, a pessoa é submetida ao teste RT-PCR para determinação genômica da variante.
“A testagem rápida agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”.
É o que afirmou a secretária-executiva de assistência da capital da SES, Adriana Elias.
Ademais, a testagem também está sendo realizada nos pacientes internados para cirurgias, transferências ou que precisam de hospitalização por outras causas. Para esses casos, é realizado logo o RT-PCR.
De acordo com a SES, a importância maior da testagem está em quebrar a cadeia de transmissão do vírus a partir do isolamento e monitoramento do paciente.
Conforme Adriana, ninguém com sintomas gripais vai ficar sem atendimento, seja nas UBS da Prefeitura de Manaus, seja nas UPA e SPA do governo. “Toda a rede de saúde da atenção básica e rede de urgência realiza o atendimento das síndromes gripais”, afirmou.
Leia mais
Onda da ômicron pode levar Brasil a pico de 1,3 milhão de infectados ao dia
Desembarque em Manaus
Além do atendimento nas unidades de saúde, as testagens para detecção da covid também são realizadas no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na rodoviária e no porto de Manaus.
As amostras coletadas com resultado positivo passam por sequenciamento genético no laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane, da Fiocruz Amazônia.
Foto: Rodrigo Santos/Secom