Sinal do 5G é liberado pela Anatel em mais 78 cidades

Maioria dos municípios que terão 5G liberado são de pequeno e médio porte no Brasil

anatel, multa, operadora, 5g, leilao

Mariane Veiga

Publicado em: 24/01/2023 às 20:35 | Atualizado em: 24/01/2023 às 20:56

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu atencipar o acesso ao 5G em mais 78 municípios de pequeno e médio porte no Brasil.

Com a decisão da Anatel, a partir desta quarta-feira (25), as operadoras telefônicas poderão solicitar à agência o licenciamento e ativação de estações de 5G nestes 78 municípios.

As cidades escolhidas estão situadas nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes.

Após aprovação do licenciamento, as antenas poderão ser ligadas e o serviço de 5G poderá ser oferecido pelas operadoras a clientes dos municípios.

Leia mais

Manaus é a mais avançada capital do Norte na implantação do 5G

A decisão é facultativa às operadoras, ou seja, se não houver pedido de liberação por operadoras, o serviço não será oferecido.

Isso acontece porque o edital do leilão das linhas de 5G definiu que a tecnologia fosse implementada nesses municípios até 2025 e 2026, a depender da cidade.

A maior parte das cidades que terão acesso ao 5G liberado são de São Paulo. Mas a decisão também contempla cidades de Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Na nota publicada nesta terça-feira (24), a Anatel afirma que mais de 160 cidades terão o sinal de 5G liberado até o fim deste semestre:

“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, diz a Anatel.

Leia mais no Metrópoles.

Foto: Reprodução