STF pode derrubar lei do AM para avisar fiscalização de ‘gato’ na luz
Representante diz que sem o “elemento surpresa” seria difícil realizar as vistorias e fiscalização dos consumidores

Publicado em: 15/05/2023 às 21:42 | Atualizado em: 15/05/2023 às 22:04
Representando a Amazonas Energia, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar uma lei do Amazonas que obriga o aviso prévio aos consumidores das fiscalizações nos contadores de luz.
A regra tem como objetivo identificar desvios, os famosos “gatos”.
Na ação, a Abradee sustenta que a lei dificulta a atuação da Amazonas Energia e que sem o “elemento surpresa” seria difícil realizar as vistorias e fiscalização dos consumidores.
A lei foi sancionada em fevereiro de 2022. O texto foi elaborado durante a conclusão de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) que investigou a atuação da Amazonas Energia.
Leia mais
Empresa anuncia plano para não faltar luz na cheia dos rios no AM
Dessa forma, a legislação determina que concessionárias de luz e água são obrigadas a comunicar ao consumidor, por escrito, mediante comprovação, com pelo menos dez dias de antecedência, o local, data e hora da realização da inspeção ou vistoria técnica, para que ele possa, caso deseje, acompanhar a atividade pessoalmente ou por meio de representante nomeado.
Leia mais em Segundo a Segundo.
Foto: Divulgação