Suspeita de cartel e preço abusivo da gasolina têm audiência em Manaus

Motoristas de táxis e de aplicativos estão sendo convidados para engrossar o coro contra o elevado preço

cartel gasolina Manaus

Mariane Veiga

Publicado em: 29/01/2020 às 14:44 | Atualizado em: 29/01/2020 às 16:09

O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), definiu com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) nesta terça, dia 28, a realização de uma audiência pública sobre a suspeita de formação de cartel, com alinhamento de preços, nos postos de combustíveis de Manaus. O evento será no dia 3 de fevereiro, às 10h.

A cobrança de preços abusivos, principalmente no litro da gasolina, que beira os R$ 5,00, é outra pauta da audiência com a participação de outros órgãos de defesa do consumidor, como os Procon do estado e da prefeitura.

Motoristas de táxis e de aplicativos, além de caminhoneiros, estão sendo convidados para engrossar o coro contra o elevado preço nas bombas. As seguidas reduções de preços que o governo aplicou aos combustíveis não chegam ao consumidor.

 

Leia mais

Fiscalização do Procon AM não intimida e preço da gasolina segue abusivo

 

Nesta terça, motoristas de aplicativos em Manaus fizeram um protesto contra os deputados da CPI dos combustíveis, que aconteceu em 2019 e nenhum resultado prático apresentou que pudesse combater os problemas que serão discutidos na audiência.

 

Demora na apuração

A promotora de Justiça Sheyla Andrade, titular da 81ª Promotoria de Defesa do Consumidor (81ª Prodecon), disse que desde 2018, com o encaminhamento ao MP-AM de representações do Procon Manaus contra postos de combustíveis, 43 inquéritos civis foram instaurados e ainda tramitam.

“Como você está tratando de uma atividade complexa, que alcança o mercado, não é um estabelecimento simples, que se pode ir diretamente lá ou pedir pra Decon [Delegacia do Consumidor] investigar”, disse ela, para justificar a demora na conclusão desses inquéritos.

Com informações do MP-AM

 

Leia mais

Força-tarefa vai à Justiça contra preço abusivo da gasolina

 

 

Foto: Divulgação/MP-AM