TCE-AM barra ação de vereador de Itacoatiara contra conselho

De acordo com a entidade, a Mãos Solidárias não apresentou a documentação exigida para assento no conselho

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/02/2022 às 12:16 | Atualizado em: 16/02/2022 às 12:19

A tentativa do vereador de Itacoatiara Richardson do Mutirão (PL) de inserir a Associação Mãos Solidárias no Conselho Municipal de Assistência Social foi frustrada por decisão monocrática do conselheiro Josué Neto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

Por meio de uma liminar, o conselheiro valida, portanto, decisão do conselho de janeiro deste ano.

De acordo com a entidade, a Mãos Solidárias não apresentou a documentação exigida para assento no conselho. “Não é nossa culpa se a referida associação não está competente ante as suas obrigações burocráticas”, disse a presidente do conselho, Sílvia Silva.

Em pedido de medida cautelar, o vereador pretendia ainda afastar Sílvia da direção da entidade. Conforme alegou o parlamentar, ela não poderia ocupar o cargo porque é também subsecretária de Assistência Social do município. Assim sendo, para Richardson, Sílvia estaria impedida regimentalmente.

Leia mais

STJ derruba decisão do TJ-AM e Itacoatiara tem direito de volta

Intenções veladas

Segundo fonte do BNC Amazonas em Itacoatiara, a intenção do vereador é colocar sua mulher, que é presidente da associação, no conselho de assistência social. E, dessa maneira, facilitar as coisas para a entidade da qual é fundador e hoje se autoproclama “padrinho”.

“O conselho é um órgão sério, plural e propositivo, que deve ser composto por quem está apto a responder pelas demandas da sociedade. Por isso entendo que a decisão do conselheiro em negar a ação do proponente é acertada”, disse Sílvia.

Como resultado da derrota, o vereador estaria espalhando fake news (notícia falsa) em suas redes sociais sobre a decisão do conselheiro do TCE. Sua tentativa, conforme os posts, é amenizar o efeito sobre a frustração pela negativa às suas pretensões.

Foto: reprodução