#Toadas/BNC chega a Brasília com David Assayag e Patrick Araújo

Projeto cultural amazonense estará no show Saber Amazônico, do Instituto Amazônia no Cerrado

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 08/09/2023 às 16:56 | Atualizado em: 09/09/2023 às 11:35

O projeto cultural #toadas, do BNC Amazonas, sai dos palcos e arenas do Amazonas, em cidades como Manaus, Parintins e Manacapuru, e viaja até a capital federal.

Dentro do projeto Saber Amazônico, uma promoção do Instituto Amazônia no Cerrado, o #toadas vai acontecer no dia 27 de setembro, às 20h30, no Clube do Choro de Brasília.

O show Saber Amazônico II levará à cena cultural brasiliense os artistas David Assayag, Patrick Araújo (levantador bicampeão do Caprichoso) e o grupo de músicos amazonenses do #toadas em um espetáculo que festeja a magia dos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso.

A direção musical é do maestro Neil Armstrong e produção geral de Neuton Correa, diretor-presidente do BNC Amazonas.

“Esse movimento, o #toadas, nasceu da vontade dos artistas de boi-bumbá, em 2016, de retomar a toada que estava fora de circulação nos principais veículos de comunicação do Amazonas tanto rádio quanto TV”, conta Neuton Correa.

Desse modo, por não encontrar espaço na mídia, é que o site BNC abraçou a causa e começou realizar eventos, com artistas e músicos em torno da toada.

Com ocorrência em período sazonal, sempre antecedendo o festival folclórico de Parintins (final de junho, início de julho), o #toadas acontece, em Manaus, um mês e meio antes da festa na terra do bumbás.

Agora, após sete temporadas no Amazonas, o #toadas chega a Brasília, no pós-festival, a convite do Instituto Amazônia no Cerrado.

O evento será transmitido pelo canal do BNC no youtube e redes sociais.

Saber Amazônico

O projeto Saber Amazônico, que traz o #toadas, David Assayag e Patrick Araújo, é uma promoção do Instituto Amazônia no Cerrado cuja entidade é composta por amazonenses, em Brasília, que buscam a integração da cultura.

E ainda a divulgação da necessidade de preservar o maior bioma do planeta, promoção de ações culturais de shows com o sabor especial das composições do cancioneiro amazonense.

O instituto já realiza sua segunda promoção em torno da música Amazonense em Brasília: o “Saber Amazônico II”.

Comemoração 20 anos

Eliomar Mota da Cunha, presidente do Instituto Amazônia no Cerrado, conta que no show Saber Amazônico trouxe ao Clube do Choro de Brasília o cantor, compositor e maestro Adelson Santos, na companhia da cantora Luziene Lins.

“Já nesse show Saber Amazônico II traremos as representações dos bois de Parintins: Garantido e Caprichoso com todo seu visual, cantos e danças traduzidos pelos artistas”, ressaltou Mota.

O evento é comemorativo aos 20 anos do Instituto Amazônia no Cerrado – antes Amaarb (Associação dos Amazonense e Amigos Residentes em Brasília) – que nasceu em setembro de 2003.

Portanto, que quiser assistir ao #toadas, com David Assayag e Patrick Araújo, já pode adquirir os ingressos de R$ 35, na Bilheteria Digital, que pode ser acessado na bio do Clube do Choro.

Leia mais

Irmãos Corrêa chamam ao #Toadas/BNC pelas ondas da Alvorada Parintins

Foto: reprodução