Neste sábado, dia 8, a 20 dias da primeira noite da apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido na arena do bumbódromo do Festival Folclórico de Parintins, o #Toadas fez uma edição especial para destacar o ritmo da música que balança o povo todo a cada ano.

Para isso, o programa do BNC Amazonas trouxe da ilha dos bumbás o grupo Toada de Roda. Foi a primeira apresentação em Manaus da banda formada pelos músicos Galeto, Elton, Elder, Edson, Rey Azevedo, Clevinho e Alceo Anselmo.

De acordo com o apresentador do #Toadas e diretor-presidente do BNC Amazonas, Neuton Corrêa, a edição deste sábado foi uma revisitação a canções antológicas que embalaram festivais de Caprichoso e Garantido.

“O grupo Toada de Roda tocou o antigo com nova roupagem, sem perder o brilho que o ritmo transmite”.

Um dos fundadores do grupo e também diretor musical do Garantido, Alder Oliveira, disse que o BNC Amazonas com a criação do #Toadas “conseguiu colocar em evidência a cultura do boi-bumbá. Muitas pessoas hoje não conhecem o festival dos anos 90 para trás”.

 

Diretor-apresentador do #Toadas, Neuton Corrêa destacou a estreia do Toada de Roda

 

Veja a edição do #Toadas deste sábado

 

 

A toada cantada em roda

O Toada de Roda surgiu a partir da ideia de tocar músicas passadas dos bois e seu nome faz referência às rodas de samba.

Nascido no dia 4 de maio de 2009, o grupo espalha a cultura popular parintinense e, transitando com tranquilidade no melhor das toadas azuladas e avermelhadas.

Oliveira disse que o grupo percebeu a necessidade do público em ouvir canções antigas, e movido pelo sentimento de nostalgia, buscou regatar a poesia solta dessas canções, desde as mais conhecidas até as que nunca foram gravadas ou seus compositores são desconhecidos.

 

Leia mais

Cenário da feijoada do #Toadas é homenagem ao artista parintinense

 

Fotos: Ronaldo Siqueira