Trabalhadores pressionam governo federal para asfaltar a BR-319

Campanha pela BR-319 mobiliza Força Sindical, Confederação dos Trabalhadores em Transportes e sindicatos e caravana vai procurar Marina Silva em Brasília.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 15/09/2023 às 19:27 | Atualizado em: 15/09/2023 às 19:27

Os trabalhadores da região Norte iniciaram uma campanha nos estados do Amazonas, Rondônia e Acre para pressionar o governo federal a concluir o asfaltamento da BR-319 (Manaus-Porto Velho).

Isso acontece, principalmente, após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ter impedido a inclusão da “rodovia da integração” no novo programa de aceleração do crescimento (PAC).

Desse modo, a campanha pelo asfaltamento do trecho do meio da BR-319, de 400 quilômetros, é uma iniciativa da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTT). A rodovia tem quase 900 quilômetros entre as capitais do Amazonas e Rondônia.

Assim como tem a participação dos sindicatos dos aposentados do Amazonas (Sindnapi-AM), Rondônia e sindicato dos rodoviários do Acre.

“Fizemos uma jornada em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) para reunir os trabalhadores desses estados em defesa da nossa BR-319, pois, ela é importante não somente para o escoamento dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), mas também para o transporte da soja e alimentos”, disse o diretor de assuntos previdenciários do Sindnapi-AM, Carlos Lacerda.

Por outro lado, o presidente nacional do sindicato dos aposentados, Milton Cavalo, convocou a categoria e fez um apelo ao governo do presidente Lula da Silva para que conclua a Manaus-Porto Velho.

Falando em nome do setor de transportes, o presidente do sindicato dos rodoviários de Rondônia, Antônio Carlos da Silva, lembrou dos 3 milhões de amazonense e 800 mil rondonienses que precisam da estrada para se locomover.

“Lembremos que uma passagem de avião entre Manaus-Porto Velho custa em média R$ 1,6 mil, enquanto um bilhete de ônibus é muito mais barato. Portanto, é de suma importância a reconstrução dessa rodovia”.

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Ponte do Madeira

Em Porto Velho, Lacerda mostrou a ponte sobre o rio Madeira, que foi construída nos governos Lula e Dilma, mas que não está sendo utilizada no transporte da soja por falta de conclusão da obra.

“Os deputados federais, os governadores e prefeitos da região, assim como os trabalhadores são todos a favor do asfaltamento da BR-319. Somente a ministra Marina Silva é contra”.

No Acre, os sindicalistas Antônio Neto, Carlos Lacerda e Da Silva se unem pela BR-319.

Cadê Marina?

Em Rio Branco, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Acre, Antônio Neto Oliveira, lembrou que o estado é a terra da ministra Marina Silva.

Por isso, fez questão de engajar na campanha pela reconstrução da BR-319. Ele também fez um apelo à conterrânea que libere a pavimentação da rodovia.

O fato de Marina Silva ter sido eleita pelo estado de São Paulo e não pelo Acre, também recebeu críticas dos sindicalistas.

“Cadê a ministra? Nem eu seu estado ela está mais. Agora, deputado por São Paulo ninguém mais sabe quais são seus planos”, disse um líder sindical.

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Caravana

Assim, como conclusão dessa mobilização dos trabalhadores da região Norte, ficou definido que próximo dia 10 de outubro a “Caravana da reconstrução da BR-319” vai sair de Manaus a Porto Velho e depois descerá até Brasília, onde será entregue um documento à ministra.

“Juntos, nós trabalhadores vamos nos unir para pedir à ministra do Meio Ambiente e ao governo Lula para que concluia a nossa estrada da integração, a BR-319”, disse Lacerda

Fotos: divulgação