Cidade mais indígena do Brasil faz fronteira com Essequibo

Uiramutã, em Roraima, é considerado o município mais indígena do Brasil, com 96,6% da população se autodeclarando indígena.

Diamantino Junior

Publicado em: 22/12/2023 às 14:11 | Atualizado em: 22/12/2023 às 15:07

Uiramutã, município do extremo norte de Roraima, é o mais indígena do Brasil. Com 96,6% da população se autodeclarando indígena, a cidade é também um dos seis municípios roraimenses que fazem fronteira com o território de Essequibo, o qual a Venezuela quer anexar.

O município de Uiramutã, localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, é o mais indígena do Brasil. De acordo com dados do Censo 2022, 96,60% da população de 13.751 moradores se autodeclara indígena.

A cidade fica localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, um território emblemático na luta dos povos indígenas pela demarcação.

Com 26.176 moradores, a Raposa Serra do Sol é a segunda terra indígena com mais pessoas indígenas, ficando atrás apenas da Terra Yanomami, com 27.152 pessoas.

A TI Raposa Serra do Sol é onde vivem os povos Macuxi, Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana. A extensão territorial tem cerca de 1,7 milhão de hectares em área continua, onde estão distribuídas 222 comunidades.

Além de ser o município mais indígena do Brasil, Uiramutã também é o mais jovem. Metade dos moradores tem até 15 anos. A população masculina representa 51,3% da população uiramutanense.

A cidade fica localizada na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. Uiramutã é um dos seis municípios de Roraima que ficam ao lado de Essequibo, área que atualmente integra o território guianense e possui riquezas naturais.

O governo da Venezuela reivindica à força o território de Essequibo, que foi cedido à Grã-Bretanha em 1899. A questão é motivo de disputa entre os dois países desde então.

A localização estratégica de Uiramutã torna a cidade um importante ponto de observação para o Brasil. A partir de lá, é possível monitorar as atividades da Venezuela na região de Essequibo.

O município também desempenha um papel importante na preservação da cultura e dos costumes dos povos indígenas. A cidade é um exemplo de como a diversidade cultural pode ser um fator de riqueza e desenvolvimento para o país.

Uiramutã é um município importante para o Brasil, tanto do ponto de vista estratégico quanto cultural. A cidade é um exemplo da diversidade e da riqueza do país.

Leia mais no g1

Foto: Assessoria de Imprensa do MPP/Ingrid Carvajal Arroyo