Unicef e Instituto Peabiru lançam edital “Rumo ao Enem” em Manaus
O objetivo, é ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) em Manaus

Ferreira Gabriel
Publicado em: 03/12/2020 às 07:44 | Atualizado em: 03/12/2020 às 10:07
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru lançam edital da iniciativa “Rumo ao ENEM”. O objetivo, é ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) em Manaus.
Para participar da seleção, as instituições, movimentos sociais ou representantes legais dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem, deverão preencher a ficha de inscrição on-line (formulário). Esta, portanto, pode ser encontrada, no link: https://forms.gle/k4qWxYeWcxa8x23A7 até o dia 4 desse mês.
A ação tem como foco adolescentes e jovens até 18 anos. No entanto, podem ser inclusos jovens até 21 anos e, excepcionalmente, jovens até 24 anos. Sobretudo, aqueles em situação de vulnerabilidade. E também, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, adolescentes. Bem como, jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.
Para serem beneficiado pela iniciativa, os adolescentes e jovens deverão atender os pré-requisitos do edital.
Após a análise e seleção, os adolescentes e jovens devem assinar um termo de compromisso garantindo a inclusão e acompanhamento das atividades referentes à iniciativa. Desse modo, o termo de compromisso e demais condições podem ser consultados no edital, disponível em: https://institutopeabiru.files.wordpress.com/2020/11/201130_edital_um_milhao_de_oportunidades_v2.pdf
A iniciativa integra o Projeto Um Milhão de Oportunidades em que um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos/as adolescentes e jovens ao Enem. Sobretudo, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.
Pré-requisitos
Para ser contemplado com o Kit Conectividade é necessário atender ao seguinte perfil:
· Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas estiver em preparação para o Enem (*);
· Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;
· Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;
· Estar inscrito no Enem;
· Viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00;
· Estar engajado em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa;
Leia mais
Governo tira R$ 440 milhões do Fundeb do Amazonas, maior corte do país
UNICEF e Um Milhão de Oportunidades
A UNICEF no Brasil é parte da iniciativa global Generation Unlimited (Gen-U, sigla em inglês) – Geração que Transforma (versão brasileira da iniciativa global).
Geração que Transforma é uma parceria multissetorial global que ajuda jovens (10-24 anos) a se tornarem membros produtivos e engajados da sociedade. Além disso, tem por objetivo promover:
· O acesso ao desenvolvimento de habilidades para uma vida produtiva e participação cidadã para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
· Preparação para o trabalho qualificado por meio do acesso a oportunidades de aprendizagem, mentorias e empreendedorismo;
· Aumento do número de oportunidades de trabalho decente para os jovens em situação de vulnerabilidade;
· A promoção dos adolescentes e jovens como protagonistas de uma sociedade mais diversa, inclusiva e menos desigual.
No Brasil, o Geração que Transforma é impulsionado pela iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO).
A iniciativa Um Milhão de Oportunidades é a maior articulação pela juventude no Brasil reunindo as Nações Unidas. Assim como também, instituições internacionais, o setor privado, o terceiro setor, governos e a sociedade civil para, nos próximos dois anos, gerar oportunidades de acesso à Educação de qualidade. Bem como formação em competências digitais e para o mundo do trabalho, conectividade e um milhão de vagas de trabalho decente de aprendiz. Além disso, a proposta é de estágio e emprego formal para adolescentes e jovens vulneráveis de 14 a 24 anos.
Dessa forma, pretende-se impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio do protagonismo jovem.
Foto: Divulgação