Vacinação contra covid de toda população é autorizada por ministério

Com a autorização da pasta, em breve deve iniciar imunização de todas as pessoas sem comorbidades abaixo dos 60 anos

Publicado em: 29/05/2021 às 09:16 | Atualizado em: 29/05/2021 às 17:42

O Ministério da Saúde (MS) autorizou a vacinação contra a Covid-19 de pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades.

Nota técnica do MS, divulgada nesta sexta-feira (28), recomenda a vacinação da população em geral de maneira escalonada. Além disso, deve ser feita por faixas etárias decrescentes em paralelo à imunização dos grupos prioritários. 

Conforme o MS informou, o envio de doses aos estados para atender esse público será de forma escalonada. Os imunizados serão entregues juntamente com os dos outros grupos prioritários.

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) pactuou a antecipação da vacinação da população por faixa etária e dos trabalhadores da educação, na quinta-feira (27).

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, durante live nas redes sociais do Governo do Amazonas após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, nesta sexta-feira (28).

Ainda não há data estabelecida para início da vacinação, de acordo com o secretário.

Além disso, o critério para definição de doses para população geral sem doenças preexistentes será pactuado na Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB). O acordo ocorre por meio da coordenação estadual do Programa Nacional Imunização (PNI).

Estudo FVS

De acordo com o titlar da SES-AM, “a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas já está fazendo os estudos para saber qual o percentual que poderá ser disponibilizado para vacinação abaixo de 60 anos”.

Dessa forma, afirma que “a vacinação dos grupos prioritários será finalizada, mas quando identificarmos a possibilidade de um percentual para abaixo de 60 anos já estamos autorizados fazer a destinação”.

Marcellus Campêlo destacou que a nova fase da vacinação obedecerá a ordem decrescente de idade.

“É uma importante notícia que amplia a esperança na cobertura vacinal abaixo de 60 anos e sem comorbidades. Lembrando que a priorização será por faixa etária decrescente. Primeiro os mais velhos e em seguida os mais novos”, ressaltou.

Leia mais

AM vacina a partir deste sábado servidores do sistema socioeducativo

Foto: Carlos Soares/SSP-AM