Governador do AM decreta emergência sobre pontes da BR-319

Deputados estaduais devem se reunir hoje em sessão extraordinária para aprovar decreto do governador Wilson Lima prevendo a emergência

Decreto governador Wilson Lima

Neuton Correa

Publicado em: 10/10/2022 às 06:47 | Atualizado em: 10/10/2022 às 11:09

O governador Wilson Lima (UB) deve decretar hoje situação de emergência em decorrência do desabamento de duas pontes da BR-319, no município de Careiro da Várzea.

Os acidentes, acontecidos num espaço de dez dias entre um e outro, deixam, imediatamente, quatro municípios da região em isolamento.

Esses municípios são Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes e Manaquiri. Mas, além deles, que ficam próximos de Manaus, carretas com alimentos vindas do Sul do Amazonas e de Rondônia também são afetadas.

A região já está desabastecida e os preços começaram a disparar, relatam moradores dessas cidades.

Eleições

Mas o problema não é só de abastecimento. Há preocupação com as eleições: transporte de urnas, juízes, mesários e eleitores.

Sessão extra na ALE-AM

Para decretar emergência, o governador Wilson Lima precisa do aval da ALE-AM, que só volta às sessões ordinárias amanhã, terça-feira. No entanto, já há acordo com a Casa, que hoje deve se reunir em sessão extraordinária para apreciar a emergência.

Agenda de campanha cancelada

O governador Wilson Lima cancelou sua agenda de campanha ontem e hoje deve tratar apenas da BR-319.

Leia mais

Outra ponte desaba na BR-319 e deixa população isolada

Cidades do AM na BR-319 já sofrem desabastecimento sem ponte

Foto: BNC Amazonas