ZFM ganha fábrica de bateria de grupo da China, primeira fora do país asiático
Meta da empresa Deye é montar primeiramente a fábrica de baterias e, posteriormente, a de inversores na Zona Franca de Manaus

Mariane Veiga
Publicado em: 03/09/2024 às 23:19 | Atualizado em: 04/09/2024 às 10:22
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) divulgou neste dia 3 de setembro a instalação de uma fábrica da Deye, grupo da China especializado na fabricação de inversores solares, baterias e soluções de conforto ambiental.
A unidade do polo industrial da ZFM será a primeira fora da China, conforme anunciou o superintendente Bosco Saraiva.
Ele se reuniu nesta terça-feira, na Suframa, com os seguintes representantes da Deye: CEO David Ji, vice-presidente global de vendas, Alan Wu, diretor financeiro, Rocky Murph, country manager para Brasil, Itália e Espanha, Thiago Gomes, e diretor de operações no Brasil, Itália e Espanha, Caio Lentini.
Leia mais
Governador aponta importância de portos no rio Amazonas para ZFM
Plano estratégico
“Nossa vinda aqui é para montar a fábrica de baterias e, posteriormente, de inversores, para podermos ficar mais competitivos nos mercados nacional e sul-americano”, disse Gomes.
Conforme Lentini, a Deye vende seus produtos em cerca de 150 países, sendo líder de mercado em muitos deles, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Filipinas e Indonésia.
Conforme os chineses, a fábrica na ZFM faz parte da estratégia global de expandir capacidade de produção e regionalização.
“A expectativa é de criar mil empregos diretos e indiretos tanto na fabricação quanto na montagem dos equipamentos”, afirmou Gomes.
Ao grupo chinês, Saraiva afirmou o apoio a novos investimentos.
“A Suframa está sempre de portas abertas para apoiar investimentos que impulsionem o desenvolvimento da nossa região. O interesse da Deye em instalar sua primeira fábrica aqui é um reflexo da competitividade e das vantagens que o polo industrial de Manaus oferece”.
Foto: divulgação/Agência Gov