ZFM: há um mês grandes navios cargueiros não atracam em Manaus

Consequência da seca recorde do rio Negro, que ainda não parou.

Seca vai causar rombo de bilhões no faturamento da ZFM este ano

Ednilson Maciel

Publicado em: 26/10/2023 às 08:12 | Atualizado em: 26/10/2023 às 08:20

A estiagem deste ano atinge a maior parte do Amazonas, e, há um mês, grandes navios cargueiros não atracam em Manaus.

No estado, dos 62 municípios que formam o estado, 59 estão em situação de emergência, incluindo Manaus.

Segundo o g1, o Super Terminais não recebia navios desde o dia 19 de setembro. O terminal está situado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital

Contudo, após mais de um mês, apenas um navio atracou no porto, o Izmir, da MSC, e mesmo assim, com apenas 10% da sua capacidade de carga.

Desse modo, o Izmir chegou ao porto no sábado (21) com 140 contêineres abastecidos com insumos para a Zona Franca de Manaus.

Por conseguinte, nesta semana, o navio deixou Manaus abastecido com 110 contêineres.

Ainda de acordo com a publicação, Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a operação exigiu uma operação complexa.

“Este navio conseguiu chegar ao terminal portuário devido às suas características: ele é menor do que os navios convencionais (tem 184 metros, enquanto em média os navios têm 220 metros)”, disse.

“Para essa operação foram necessários diversos cálculos para permitir que o navio conseguisse passar nas áreas mais críticas do rio”, completou.

Ao mesmo tempo, Gregorio afirmou que as secas costumam afetar o transporte de cargas, mas não chegam a impedir a navegação.

“É comum que na época das secas, os navios que vêm para Manaus cheguem à cidade com a capacidade reduzida, com cerca de 40% da carga normal. Mas neste ano, devido à seca histórica, essa situação é um pouco diferente”, afirmou.

Leia mais no g1.

Leia mais

ZFM: Serafim anuncia chegada de 880 contêineres com insumos

ZFM: fábrica de motos não dá férias, mas faz ‘paradas pontuais’ na produção

Foto: reprodução/vídeo