Pela BR-319, contra o projeto da devastaĂ§Ă£o
"A BR-319 Ă© um direito do povo do Amazonas, mas queremos preservaĂ§Ă£o ambiental e segurança para nossos povos", escreve o articulista. Leia no artigo do sociĂ³logo LĂºcio Carril.

Por LĂºcio Carril*
Publicado em: 02/06/2025 Ă s 13:57 | Atualizado em: 02/06/2025 Ă s 13:57
Semana passada, o Brasil presenciou uma das mais grotescas cenas protagonizadas no Senado federal, tendo como atores dois senadores canastrões, um do estado de Rondônia e outro do Amazonas, contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Apesar de envolver trĂªs polĂticos da regiĂ£o Norte, o foco foi o planeta Terra.
O motivo do debate foi em torno da pavimentaĂ§Ă£o da BR-319, rodovia que liga o Amazonas ao restante do Brasil, mas por trĂ¡s da posiĂ§Ă£o nĂ£o revelada dos senadores estava a defesa de setores econĂ´micos contrĂ¡rios Ă sustentabilidade ambiental e, atĂ© mesmo, interesse particular, como no caso do senador PlĂnio ValĂ©rio, do Amazonas.
PlĂnio ValĂ©rio jĂ¡ foi denunciado por tentar licença para explorar ouro em terras indĂgenas, no municĂpio de SĂ£o Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Em 1983, ele entrou com cinco pedidos no Ă³rgĂ£o federal responsĂ¡vel. Todos foram rejeitados.
O senador tucano, que jĂ¡ foi da Arena, partido de sustentaĂ§Ă£o polĂtica da ditadura militar, tambĂ©m Ă© conhecido por possuir Ă¡rea na reserva de desenvolvimento sustentĂ¡vel TupĂ©, em Manaus, onde aluga para turistas, atividade proibida por lei.
A BR 319 Ă© sĂ³ uma cortina de fumaça.
O foco central Ă© o projeto de lei 2.159/2021, em tramitaĂ§Ă£o no Congresso Nacional, conhecido como “PL da devastaĂ§Ă£o”, que acaba com o licenciamento ambiental, ameaça os ecossistemas e as populações tradicionais e põe em risco o Brasil e o planeta.
Mas, e a BR 319? Ela serĂ¡ beneficiada pelo fim do licenciamento?
A BR 319 estĂ¡ com seu entorno todo protegido, com Ă¡reas destinadas para reforma agrĂ¡ria e unidades de conservaĂ§Ă£o.
Ainda no primeiro governo Lula, se iniciou o processo de proteĂ§Ă£o das Ă¡reas pertencentes Ă UniĂ£o, com a decretaĂ§Ă£o de uma Ă¡rea de limite administrativo provisĂ³rio, e, posteriormente, foi feita sua destinaĂ§Ă£o, a partir de audiĂªncias pĂºblicas e reuniões da cĂ¢mara tĂ©cnica criada em BrasĂlia.
O que falta Ă© a presença do Estado brasileiro para proteger essas Ă¡reas, de acordo com a ConstituiĂ§Ă£o federal.
As trĂªs esferas do executivo tĂªm responsabilidades, inclusive o MinistĂ©rio do Meio Ambiente, que tem obrigaĂ§Ă£o de criar um plano de proteĂ§Ă£o das unidades de proteĂ§Ă£o, da floresta e dos recursos hĂdricos.
O ministĂ©rio tem que coordenar essa aĂ§Ă£o e deixar de querer terceirizar o problema para os buracos, lamas e pontes caĂdas.
Marina Silva nĂ£o pode ser o bode expiatĂ³rio contrĂ¡rio Ă BR-319, mas hoje ela Ă© a ministra do Meio Ambiente.
É bom lembrar que foi durante seu exercĂcio no ministĂ©rio, de 2003 a 2008, que o entorno da rodovia foi blindado e se iniciou o processo de construĂ§Ă£o do EIA/Rima para pavimentaĂ§Ă£o da estrada.
Marina nĂ£o Ă© inimiga do Amazonas. Essa missĂ£o Ă© do senador PlĂnio ValĂ©rio e seu espĂrito de destruiĂ§Ă£o do meio ambiente e de todos valores morais, Ă©ticos e de boa educaĂ§Ă£o.
A BR-319 nĂ£o pode servir de cortina de fumaça para os inimigos do meio ambiente, assim como Marina Silva nĂ£o pode se eximir da responsabilidade de construir polĂticas de proteĂ§Ă£o ambiental da rodovia.
A estrada jĂ¡ existe hĂ¡ 50 anos e hoje Ă© uma rodovia federal sem lei, pela ausĂªncia do Estado.
Grileiros, madeireiros ilegais e outros criminosos viraram senhores feudais das terras tradicionalmente ocupadas por indĂgenas, ribeirinhos, agricultores familiares, extrativistas e outros povos da floresta.
Na esteira desse problema e facilitando a aĂ§Ă£o do crime na BR, estĂ¡ o terrorismo ambiental contra a rodovia, com a criaĂ§Ă£o fake news como a de que a pavimentaĂ§Ă£o da estrada vai acabar com a vida no planeta, a partir da abertura de um corredor para novas pandemias ou que o fim dos buracos, lama e pontes caĂdas acabarĂ£o com a economia no sul do paĂs.
Tem um malfazejo fazendo isso e recebendo apoio da mĂdia corporativa, que tambĂ©m tem interesse no isolamento terrestre do Amazonas e na aĂ§Ă£o impune do crime organizado na AmazĂ´nia.
A BR-319 Ă© um direito do povo do Amazonas, mas queremos preservaĂ§Ă£o ambiental e segurança para nossos povos. O Estado brasileiro tem essa obrigaĂ§Ă£o constitucional.
*O autor Ă© sociĂ³logo.
Foto: divulgaĂ§Ă£o/Dnit