Pela BR-319, contra o projeto da devastaĂ§Ă£o

"A BR-319 Ă© um direito do povo do Amazonas, mas queremos preservaĂ§Ă£o ambiental e segurança para nossos povos", escreve o articulista. Leia no artigo do sociĂ³logo LĂºcio Carril.

Pela BR-319, contra o projeto da devastaĂ§Ă£o

Por LĂºcio Carril*

Publicado em: 02/06/2025 Ă s 13:57 | Atualizado em: 02/06/2025 Ă s 13:57

Semana passada, o Brasil presenciou uma das mais grotescas cenas protagonizadas no Senado federal, tendo como atores dois senadores canastrões, um do estado de Rondônia e outro do Amazonas, contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Apesar de envolver trĂªs polĂ­ticos da regiĂ£o Norte, o foco foi o planeta Terra.

O motivo do debate foi em torno da pavimentaĂ§Ă£o da BR-319, rodovia que liga o Amazonas ao restante do Brasil, mas por trĂ¡s da posiĂ§Ă£o nĂ£o revelada dos senadores estava a defesa de setores econĂ´micos contrĂ¡rios Ă  sustentabilidade ambiental e, atĂ© mesmo, interesse particular, como no caso do senador PlĂ­nio ValĂ©rio, do Amazonas.

PlĂ­nio ValĂ©rio jĂ¡ foi denunciado por tentar licença para explorar ouro em terras indĂ­genas, no municĂ­pio de SĂ£o Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Em 1983, ele entrou com cinco pedidos no Ă³rgĂ£o federal responsĂ¡vel. Todos foram rejeitados.

O senador tucano, que jĂ¡ foi da Arena, partido de sustentaĂ§Ă£o polĂ­tica da ditadura militar, tambĂ©m Ă© conhecido por possuir Ă¡rea na reserva de desenvolvimento sustentĂ¡vel TupĂ©, em Manaus, onde aluga para turistas, atividade proibida por lei.

A BR 319 Ă© sĂ³ uma cortina de fumaça.

O foco central Ă© o projeto de lei 2.159/2021, em tramitaĂ§Ă£o no Congresso Nacional, conhecido como “PL da devastaĂ§Ă£o”, que acaba com o licenciamento ambiental, ameaça os ecossistemas e as populações tradicionais e põe em risco o Brasil e o planeta.

Mas, e a BR 319? Ela serĂ¡ beneficiada pelo fim do licenciamento?

A BR 319 estĂ¡ com seu entorno todo protegido, com Ă¡reas destinadas para reforma agrĂ¡ria e unidades de conservaĂ§Ă£o.

Ainda no primeiro governo Lula, se iniciou o processo de proteĂ§Ă£o das Ă¡reas pertencentes Ă  UniĂ£o, com a decretaĂ§Ă£o de uma Ă¡rea de limite administrativo provisĂ³rio, e, posteriormente, foi feita sua destinaĂ§Ă£o, a partir de audiĂªncias pĂºblicas e reuniões da cĂ¢mara tĂ©cnica criada em BrasĂ­lia.

O que falta Ă© a presença do Estado brasileiro para proteger essas Ă¡reas, de acordo com a ConstituiĂ§Ă£o federal.

As trĂªs esferas do executivo tĂªm responsabilidades, inclusive o MinistĂ©rio do Meio Ambiente, que tem obrigaĂ§Ă£o de criar um plano de proteĂ§Ă£o das unidades de proteĂ§Ă£o, da floresta e dos recursos hĂ­dricos.

O ministĂ©rio tem que coordenar essa aĂ§Ă£o e deixar de querer terceirizar o problema para os buracos, lamas e pontes caĂ­das.

Marina Silva nĂ£o pode ser o bode expiatĂ³rio contrĂ¡rio Ă  BR-319, mas hoje ela Ă© a ministra do Meio Ambiente.

É bom lembrar que foi durante seu exercĂ­cio no ministĂ©rio, de 2003 a 2008, que o entorno da rodovia foi blindado e se iniciou o processo de construĂ§Ă£o do EIA/Rima para pavimentaĂ§Ă£o da estrada.

Marina nĂ£o Ă© inimiga do Amazonas. Essa missĂ£o Ă© do senador PlĂ­nio ValĂ©rio e seu espĂ­rito de destruiĂ§Ă£o do meio ambiente e de todos valores morais, Ă©ticos e de boa educaĂ§Ă£o.

A BR-319 nĂ£o pode servir de cortina de fumaça para os inimigos do meio ambiente, assim como Marina Silva nĂ£o pode se eximir da responsabilidade de construir polĂ­ticas de proteĂ§Ă£o ambiental da rodovia.

A estrada jĂ¡ existe hĂ¡ 50 anos e hoje Ă© uma rodovia federal sem lei, pela ausĂªncia do Estado.

Grileiros, madeireiros ilegais e outros criminosos viraram senhores feudais das terras tradicionalmente ocupadas por indĂ­genas, ribeirinhos, agricultores familiares, extrativistas e outros povos da floresta.

Na esteira desse problema e facilitando a aĂ§Ă£o do crime na BR, estĂ¡ o terrorismo ambiental contra a rodovia, com a criaĂ§Ă£o fake news como a de que a pavimentaĂ§Ă£o da estrada vai acabar com a vida no planeta, a partir da abertura de um corredor para novas pandemias ou que o fim dos buracos, lama e pontes caĂ­das acabarĂ£o com a economia no sul do paĂ­s.

Tem um malfazejo fazendo isso e recebendo apoio da mĂ­dia corporativa, que tambĂ©m tem interesse no isolamento terrestre do Amazonas e na aĂ§Ă£o impune do crime organizado na AmazĂ´nia.

A BR-319 Ă© um direito do povo do Amazonas, mas queremos preservaĂ§Ă£o ambiental e segurança para nossos povos. O Estado brasileiro tem essa obrigaĂ§Ă£o constitucional.

*O autor Ă© sociĂ³logo.

Foto: divulgaĂ§Ă£o/Dnit