Philippe Coutinho, Neymar e a galinha do Hitler

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 22/06/2018 ร s 22:27 | Atualizado em: 22/06/2018 ร s 22:28
Por Thomaz Antonio Barbosa*
โHoje eu vou tomar um porre
Nรฃo me socorre que eu tรด feliz
Nessa eu vou de bar em bar
Beber a vida que eu sempre quis
E no bar da ilusรฃo eu chego
ร pura paixรฃo que eu beboโ
(โDe bar em bar, Didi um poetaโ, samba-enredo 1991 da Uniรฃo da Ilha do Governador โ Autor: Quinho)
O Brasil amanheceu cheio de problemas e vai anoitecer um paรญs perfeito, atรฉ porque hoje รฉ sexta-feira. Vencemos a Costa Rica e se o preรงo da gasolina baixar cinquenta centavos o Temer se reelege no primeiro turno. A galinha do Hitler passou aqui na minha frente, depenada, em carreata, tocando corneta, comemorando um paรญs do futuro, solidรกrio, sem guerras e muito futebol.
ร a vitรณria de quem estava oprimido com assaltos, drogas, crises, impeachment, prisรตes, baixos salรกrios, acossado sem moradia, agora abastecido de um sentimento que supera tudo isso e ainda leva dois gols de saldo para a รบltima rodada. Vencemos, somos foda, ninguรฉm nos segura!
Hoje nรฃo falta nada. A cerveja estava gelada desde domingo, um dia magro, depressivo e depreciativo para o nosso maior produto: a falsa alegria. As esperanรงas se reacenderam nos pรฉs de Philippe Coutinho e transbordaram nos de Neymar, um guerreiro tribal que traz em seu corpo as marcas de batalhas, em tintas derramadas, formando uma paisagem sem significado aparente, tanto quanto o desempenho que atรฉ entรฃo tinha mostrado, nitidamente redimido em um toque ao gol.
Hรก quem diga agora que a greve dos caminhoneiros nรฃo obstruirรก nossa estrada rumo ao hexa e que o decreto 9.394 nรฃo irรก afetar a nossa coca-cola, nem a cerveja do prรณximo jogo. Iremos com tudo rumo ao triunfo, e nรฃo me venha com essa histรณria de que nรฃo conhece o Firmino e que o Thiago Silva รฉ tremedeira que eu quebro o pau. Nossa seleรงรฃo ninguรฉm tasca!
Nossos craques repousarรฃo em berรงo esplรชndido por algumas horas, merecidamente. A professora que se queixava da vida concorda, o mรฉdico, o pedreiro, o motorista do busรฃo, todos concordam que os herรณis nacionais sรฃo aqueles de chuteiras. Somos irmรฃos neste momento, a maior naรงรฃo do mundo. Problemas, quem disse?
ร hora de extravasar, farinha tem na mesa. Tem funk, pagode, sertanejo, todos os resquรญcios da cultura machista esculachando a mulherada nas letras, no ritmo, na danรงa, mas o preconceito brasileiro estรก na Rรบssia e isso a gente viu na internet, e vamos punir exemplarmente para que o mundo saiba que nรฃo concordamos com a deterioraรงรฃo da mulher.
Acabado tudo isso, vamos descer ao boteco e beber todas ouvindo โsรณ as cachorrasโ, as โpopozudasโ que sรณ querem โvrau, vrau, vrauโ. Viva o Brasil, o melhor paรญs do mundo! Mais justo, mais humano, com uma cultura popular enraizadamente forte e bem representativa. Tenho certeza que ela se sobrepรตe ร s questรตes de gรชnero, pois ninguรฉm se manifesta.ย E porque farรญamos, se tudo รฉ festa em terras tupiniquins?
Bosta รฉ essa tal de polรญtica e esse tal de sentimento de mudanรงa. Onde jรก se viu um paรญs que vence a Costa Rica por 2 a 0 em plena sexta-feira de manhรฃ ter que se preocupar com essas coisas? Papo intelectualรณide nรฃo ganha jogo.ย ร hora de consumir, acabou a partida e a panela foi para o fogo vazia, mas tudo bem, e daรญ? Estamos na copa!
E a palavra VAZIA soa forte em si bemol ao melhor estilo do cancioneiro popular. Seria a ALMA VAZIA, entรฃo, o motor que propulsiona essa ALEGRIA VAZIA? Depois vem a Alemanha para a gente relembrar aquele refrรฃo que diz โe tudo deu em nada… Que hoje o meu mundo nรฃo tem graรงa… Perdido no vazio que vocรช deixouโ.ย Aliรกs, o vazio daquilo que nรฃo conquistamos.
A busca ao hexa โ talvez, quem sabe – possa representar a educaรงรฃo de qualidade que, essa sim, nรฃo conquistamos, a famรญlia sรณlida que nรฃo tivemos, a casa que nรฃo moramos, a seguranรงa que nรฃo temos, o plano de saรบde, o emprego estรกvel…
Uma estrela no peito seria para nรณs aquela que nรฃo temos no ombro esquerdo ou no chapรฉu?
Como hoje รฉ sexta-feira, e o Brasil venceu a Costa Rica de uma forma extraordinรกria, vou tomar um gole de cerveja com a galinha do Hitler que passou aqui na frente e se ela me explicar as razรตes dessa euforia toda, desta vez eu tomo um porre!
*O autor รฉ contador, formado em ciรชncias contรกbeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), MBA em marketing pela Universidade Gama Filho e mestrando em ciรชncias empresariais na UFP/Porto, em Portugal.
Foto:ย Max Rossi/Reuters (Reproduzido do site El Pais/Brasil)