Amazonas tem mais Bolsa Família do que carteira assinada

Levantamento do Poder360, com base nos dados do Caged e Ministério do Desenvolvimento Regional, mostra 4 estados no Norte e 6 no Nordeste nessa situação.

amazonas, bolsa, familia, carteira, assinada

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 18/08/2020 às 22:05 | Atualizado em: 18/08/2020 às 22:05

O número de beneficiários do Bolsa Família supera o de empregos com carteira assinada em dez estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados excluem o setor público.

Na Região Norte, estão nessa lista os estados do Amazonas, Acre, Amapá e o Pará. No Nordeste são: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe.

O levantamento é portal Poder360, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Sendo um dos estados mais atingidos pela pandemia do coronavírus, o Amazonas ultrapassou em 9.812 o número de beneficiários do Bolsa Família em relação aos empregos com carteira assinada.

Pelo levantamento, o estado registrou 400.096 trabalhadores formais contra 409.908 beneficiários do programa do governo.

O número equivale a apenas 2,45% a diferença do total de empregos com carteira assinada.

A partir de março deste ano, quando da decretação do estado de calamidade pública, houve queda acentuada na atividade econômica nos postos de trabalho, especialmente no Polo Industrial de Manaus,

 

Pará é o primeiro do ranking no Norte

Na Região Norte, o Pará tem a maior diferença entre o número de trabalhadores com carteira assinada e os beneficiários do Bolsa Família.

São 729.808 empregos com carteira contra 966.177 beneficiários do Bolsa Família. Há, portanto, 236.309 pessoas a mais que são integrantes do programa social.

Entre os sete estados nortistas, somente Tocantins, Rondônia e Roraima – registram mais empregos formais com carteira que benefícios do Bolsa Família.

Dos nove estados nordestinos, apenas o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco ficaram de fora da lista.

 

Amazonas entrou na lista em abril

O Bolsa Família ultrapassou as vagas com carteira de trabalho assinada no Amazonas e em Sergipe a partir de abril.

De acordo com a pesquisa do Poder360, existiam dez Estados com mais beneficiários já em 2018, número que caiu em 2019.

“A situação dos locais mais pobres piorou com a pandemia, mas o problema é crônico. Basta olhar não só a fotografia atual, mas o filme dos últimos dez anos. Nesse período, sempre de 8 a 10 Estados do Norte e do Nordeste tiveram mais beneficiários do Bolsa Família do que empregos formais”, diz a pesquisa.

A seguir, a lista dos 10 estados brasileiros e seus números com o total de empregos com carteira assinada e os beneficiários do Bolsa Família:

 

 

Foto: Divulgação/Seas