Amazonas discute plano de defesa da ZFM contra redução do IPI
Comitê criado pelo Governo do Estado se articula com setores ligados ao polo industrial do Amazonas

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 16/02/2022 às 21:13 | Atualizado em: 18/02/2022 às 19:10
Diante do anunciado desejo do governo Bolsonaro de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos incentivos mais importantes da Zona Franca de Manaus (ZFM), o Governo do Amazonas busca estratégias para proteger a indústria do modelo.
Nesta quarta-feira (16), por exemplo, o governo se reuniu com outros setores ligados à ZFM para articular estratégias. Representado pelo Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos, criado pelo governador Wilson Lima (PSC) em 2019, o governo discutiu na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) questões tributárias que afetam o modelo econômico.
O secretário de Fazenda (Sefaz) e presidente do comitê, Alex Del Giglio, disse acreditar no resultado de um esforço conjunto dos atores envolvidos diretamente nas questões tributárias.
Reforma tributária
Conforme ele, além do IPI, preocupa também o Amazonas o avanço da PEC 110, da reforma tributária, que pode causar prejuízos à ZFM.
“Nós também nivelamos a questão da reforma tributária, já que nos últimos dias o comitê obteve muitos avanços com toda a equipe técnica do relator [da PEC], o senador Roberto Rocha”.
Com o governador, o secretário foi a Brasília na semana passada conversar com o relator da reforma. Segundo Del Giglio, foi tratada da importância do modelo zona franca, que gera milhares de empregos e faz do Amazonas o maior pagador de impostos federais da região Norte.
De acordo com o titular da Suframa, Algacir Polsin, o governo Bolsonaro “tem entendido” a importância estratégica da região e da ZFM.
Segundo ele, a informação do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que a ZFM vai ser poupada dessa mexida do IPI, é “prova de como o governo federal dá atenção à nossa região”.
Leia mais
Aziz vê risco à ZFM na proposta de IPI, mas bancada está atenta, diz
Eletros
O presidente da Eletros, Jorge Nascimento Júnior, que na semana passada participou da reunião com o Ministério da Economia e mais 14 entidades representativas da indústria, disse que, com exceção do Governo do Amazonas, todos querem a desoneração do IPI.
Trata-se, conforme Jorge Júnior, de uma medida que seria bastante prejudicial não apenas ao modelo zona franca, mas também aos repasses a estados (FPE) e municípios (FPM), afetando em especial as regiões Norte e Nordeste.
“Há um pedido do setor produtivo nacional de redução de IPI, que é danosa à Zona Franca de Manaus, porque esta é baseada em incentivo fiscal. A Eletros foi a única que ponderou a questão da Zona Franca de Manaus [na reunião], a fim de que essa redução não alcançasse os produtos fabricados na ZFMa. As entidades entenderam como corretas [as argumentações], e o próprio ministro Paulo Guedes também entendeu, aceitando a exclusão dos produtos fabricados na ZFM. Para hoje, resolve os problemas, e a gente tem a oportunidade de pensar sobre o futuro da Zona Franca de Manaus a partir desse novo ambiente de discussão tributária no país”, afirmou.
Além do Governo do Estado e Suframa, participaram da reunião representantes da indústria, como Antônio Silva (Fieam) e Wilson Périco (Cieam); Jorge Júnior, da Associação das Indústrias Eletroeletrônicas (Eletros).
Foto: Felipe Wanderley/Secom