Após fugir do Brasil, Ramagem é preso pelo ICE dos EUA

Detenção ocorreu na Flórida por questões migratórias; condenado pelo STF, ele estava foragido.

Publicado em: 13/04/2026 às 13:13 | Atualizado em: 13/04/2026 às 13:15

O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), dos Estados Unidos, prendeu o ex-deputado Alexandre Ramagem em Orlando, na Flórida. A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (13).

Segundo as autoridades, a detenção ocorreu por questões migratórias.

Ramagem estava foragido após deixar o Brasil depois de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

De acordo com investigações da PF, o ex-deputado saiu do país de forma clandestina.

Ele teria atravessado a fronteira de Roraima com a Guiana antes de seguir para os Estados Unidos.

Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou que o pedido de extradição já havia sido enviado ao governo norte-americano.

A documentação foi encaminhada ao Departamento de Estado dos EUA no fim de 2025.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol.

A medida permitiu a detenção por autoridades estrangeiras.

Saiba mais no g1.

Leia mais

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Tags