Arthur Lira anula decisão de Maia e marca nova eleição da mesa
O novo presidente da Câmara dos Deputados surpreendeu com a primeira medida após a eleição. Ele anulou a formação do bloco partidário que apoiou o adversário Baleia Rossi (MDB-SP)

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 01/02/2021 às 22:58 | Atualizado em: 01/02/2021 às 22:58
Em decisão surpreendente, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anunciou sua primeira medida como novo presidente da Câmara dos Deputados.
Lira anulou a decisão do ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e desconsiderou o bloco de dez partidos que apoiou o candidato Baleia Rossi (MDB-SP).
O bloco era formado pelo PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.
Arthur Lira alegou “intempestividade” na inscrição do bloco partidário, nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, que estava marcada para às 12h. Alguns desses partidos se inscreveram depois do prazo, alegando problemas no sistema da Câmara.
Na reunião de líderes, ocorrida à tarde, Arthur Lira e seu grupo protestou, ameaçou ir à Justiça, mas Rodrigo Maia não acolheu as reclamações e referendou o bloco.
Leia mais:
Lira vence no primeiro turno e é novo presidente da Câmara
Com a decisão de Lira, haverá um redesenho da participação dos partidos no restante dos cargos da mesa diretora. Ele marcou a eleição para esta terça-feira (2) às 16h.
Os cargos em disputa são: dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.
O deputado do Amazonas, Marcelo Ramos (PL-AM) disputa o cargo de primeiro vice-presidente da Casa.
Como é da chapa vencedora do novo presidente, Ramos não corre o risco de perder o posto.
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados