8 de Janeiro: Bolsonaro estarĂ¡ de ‘fĂ©rias’, dizem aliados
Bolsonaro decide se manter fora de BrasĂlia durante evento no Congresso Nacional marcando o aniversĂ¡rio das invasões golpistas de janeiro de 2023.

Publicado em: 05/01/2024 Ă s 12:14 | Atualizado em: 05/01/2024 Ă s 12:14
O ex-presidente Jair Bolsonaro optou por se manter afastado de BrasĂlia durante o evento no Congresso Nacional, marcando o primeiro aniversĂ¡rio das invasões golpistas ocorridas em 8 de janeiro de 2023. O ato, agendado para segunda-feira (08/1) no SalĂ£o Negro do Congresso, contarĂ¡ com a presença de Lula e dos lĂderes do STF, LuĂs Roberto Barroso; da CĂ¢mara, Arthur Lira; e do Senado, Rodrigo Pacheco.
No dia do evento, Bolsonaro estarĂ¡ no estado do Rio de Janeiro, para onde partiu na quarta-feira (03/1), possivelmente em Angra dos Reis, onde possui uma residĂªncia de veraneio.
De acordo com seus assessores, a previsĂ£o Ă© que o ex-presidente permaneça de fĂ©rias no Rio atĂ© o final de janeiro, tendo passado o RĂ©veillon na praia de SĂ£o Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas.
Vale destacar que, no exato dia das invasões golpistas Ă s sedes dos TrĂªs Poderes em 2022, Bolsonaro tambĂ©m se encontrava fora de BrasĂlia, nos Estados Unidos, para onde viajou no penĂºltimo dia de seu mandato.
O ato no Congresso em alusĂ£o ao 8 de janeiro tambĂ©m contarĂ¡ com a participaĂ§Ă£o dos comandantes das trĂªs Forças Armadas e do procurador-geral da RepĂºblica, Paulo Gonet, atendendo a uma exigĂªncia do ministro da Defesa do governo Lula, JosĂ© MĂºcio Monteiro.
Leia mais
8 de Janeiro: ministro de Lula diz que Forças Armadas nĂ£o queriam golpe
A presença dos atuais chefes militares no evento Ă© vista como um gesto para reforçar o compromisso das Forças Armadas com a democracia brasileira, apĂ³s crĂticas de complacĂªncia em relaĂ§Ă£o aos eventos golpistas de 2022.
Diversas autoridades, incluindo ministros do governo, membros de tribunais superiores, governadores, prefeitos e presidentes de assembleias legislativas, foram convidados para o evento.
O cerimonial indica que pelo menos seis autoridades farĂ£o discursos, sendo a governadora do Rio Grande do Norte, FĂ¡tima Bezerra, a primeira a se pronunciar, e Lula encerrando a sĂ©rie de discursos.
Leia mais no MetrĂ³poles
Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil