Bolsonaro requenta vídeo da primeira cirurgia após facada de Adélio
A facada no então candidato teve papel relevante no último pleito. O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante

Diamantino Junior
Publicado em: 14/02/2022 às 13:49 | Atualizado em: 14/02/2022 às 13:49
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nesta segunda-feira (14)em seu perfil do Facebook um vídeo que supostamente foi gravado logo depois da 1ª cirurgia pela qual passou por causa da facada, em 2018. Bolsonaro foi esfaqueado durante um comício em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018.
Nas imagens, Bolsonaro está deitado em uma cama de hospital enquanto o ex-senador Magno Malta (PL-ES) faz uma oração. Logo depois, o então candidato à Presidência agradece aos médicos e enfermeiros.
“Estava muito preocupado que parecia, pela pancada na boca do estômago como levar uma bolada no futebol, a dor era insuportável. Parecia que tinha algo mais grave acontecendo”, disse Bolsonaro.
Leia mais
Advogado de Bolsonaro diz que nova testemunha liga Adélio Bispo ao PT
Segundo a publicação do presidente, ele não se “lembrava de ter falado após acordar da 1ª cirurgia” realizada na Santa Casa de Juiz de Fora. O chefe do Executivo também afirmou não saber que o vídeo existia e indica que foi filmado na “noite do dia 06 ou já madrugada de 07 de setembro de 2018”.
No vídeo, Bolsonaro lamenta que não poderá fazer parte do desfile de 7 de Setembro. “Mas estamos com o coração e mente sempre tendo o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, diz ele. “Todos nós temos uma missão aqui na terra, e essa missão será cumprida.”
No hospital, Bolsonaro estava com os filhos Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (União Brasil-SP). Ele comenta sobre como o ser humano é “tão mal” e afirma que “nunca” fez “mal a ninguém”. Também agradece a sua família e depois ao Brasil.
A facada no então candidato teve papel relevante no último pleito. O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante.
O esfaqueamento é constantemente lembrado pelo presidente. Ele afirma que as constantes idas ao médico são resultados do ataque. Na última vez, no começo de 2022, o presidente ficou 2 dias internados em São Paulo por causa de uma obstrução intestinal. O problema foi causado por um camarão não mastigado, segundo o médico Antônio Luiz Macedo.
HISTÓRICO MÉDICO
Bolsonaro foi internado pelo menos 5 vezes desde que se lançou como candidato à Presidência da República em 2018. Durante o período, o chefe do executivo realizou 6 cirurgias e foi diagnosticado com covid-19.
Leia mais no Poder 360
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR