Braga cumpre ameaça e pede a Bolsonaro intervenção no Amazonas
Nesta quinta, o senador postou vídeo em rede social para dizer que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) é o que pode resolver a crise

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/01/2021 às 16:44 | Atualizado em: 17/01/2021 às 12:24
O senador Eduardo Braga (MDB) cumpriu hoje (15) a ameaça que fez ontem de pedir intervenção federal no Governo do Amazonas. Alegou como motivação do pedido o colapso vivido pelo estado com o avanço do coronavírus (covid-19).
Nesta quinta, o parlamentar postou vídeo em rede social para dizer que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) é o que pode resolver a crise.
Braga, que já foi governador do estado por oito anos seguidos, nem levou em conta que Bolsonaro e seu ministro da Saúde são apontados em todo o país como principais responsáveis pela crise.
Por exemplo, na questão da falta de oxigênio, é obrigação do governo federal apoiar o estado com o transporte do produto. No entanto, a única ajuda nesse sentido tem sido o de transportar só 6 mil metros cúbicos do gás. A demanda diária só em Manaus está hoje acima de 70 mil.
Diante dessa ajuda mínima ante o nível da crise, Bolsonaro declarou que disponibilizou os meios para ajudar o Amazonas.
Braga fez a solicitação em conversa com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
A Bolsonaro, Braga enviou o pedido nesta sexta-feira.
Igual pedido já havia sido feito pelo deputado federal Pablo Oliva (PSL-AM), aliado bolsonarista.
Como uma intervenção paralisa qualquer pauta no Congresso, Bolsonaro estaria temeroso em atender os pedidos.
Contudo, se acatados por Bolsonaro, os pedidos terão de ser aprovados pelo Congresso e pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Leia mais
Por Manaus, Pazuello é denunciado à PGR por crime contra a vida
Maia quer debate
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende que o Congresso se reúna para discutir a crise no Amazonas. Além disso, quer colocar a vacinação contra o coronavírus na pauta.
Ele afirmou que hoje ainda faz esse pedido a Alcolumbre. Igual providência está tomando o deputado federal José Ricardo (PT-AM). Caso o Congresso não seja convocado, pelo menos a Comissão Representativa deve discutir as questões.
“É mais do que urgente que o parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir”, afirmou Maia.
Leia mais no portal da CNN Brasil.
Foto: Divulgação