Brasil pode ter 30 milhões de doses de vacina da China até junho
O Ministério da Saúde já havia enviado à China uma carta ao embaixador do país no Brasil, Yang Wanming, solicitando doses da vacina da Sinopharm

Mariane Veiga
Publicado em: 10/04/2021 às 10:32 | Atualizado em: 10/04/2021 às 10:57
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu sinal positivo do seu contraparte chinês, Wang Yi, a respeito de o Brasil receber 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, fabricada pela empresa Sinopharm.
França e Wang Yi conversaram por telefone por cerca de uma hora na noite desta sexta-feira (9).
O tom do encontro virtual foi amistoso. O diplomata brasileiro enfatizou algumas vezes o interesse do Brasil em manter uma relação de “harmonia” com a China.
Leia mais
Brasil se une a grupo que pede ação da OMC para comprar vacinas
O Ministério da Saúde já havia enviado à China uma carta ao embaixador do país no Brasil, Yang Wanming, no início de março solicitando as doses da vacina da Sinopharm.
Ocorre que a relação entre as duas nações era arestosa por conta do ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo, que insistia em hostilizar a China.
Além de dar sinal de que as 30 milhões de doses da vacina da Sinopharm podem chegar ao Brasil até junho, o chanceler chinês também disse que ajudaria a conseguir insumos suficientes para a produção de 60 milhões de doses vacina Oxford/AstraZeneca, fabricada na Fiocruz.
A expectativa é que esse volume de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) chegue ao Brasil no segundo semestre.
Leia mais no Poder360.
Foto: Reprodução/Twitter