A revisão de contratos e o enxugamento do quadro funcional resultou numa economia de R$ 3,9 milhões ao cofres do Governo do Amazonas.
Esse foi o saldo obtido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) nos últimos 13 meses, período da gestão do governador Amazonino Mendes (PDT), como resultado da reforma administrativa da pasta.
No último ano, a CGE encerrou contratos que somavam R$ 731.317,10. Além dos distratos, a secretaria reduziu gastos com a folha de pagamento totalizando contenção de R$ 3.194.828,83.
Avanços
A subcontroladora-geral de Ouvidoria, Seilani Almendros, ressalta que, no último ano, as medidas adotadas resultaram em avanços na qualidade do serviço prestado à população.
“Durante os 13 meses foi possível capacitar os servidores quanto ao atendimento no setor de ouvidoria, seja atendimento presencial ou eletrônico. Adotamos novas ferramentas como o WhatsApp para aproximar a população ainda mais do setor público. Um grande passo foi a extensão dos serviços de ouvidoria aos municípios, com treinamentos para recepção de demandas por meio do Sistema de Ouvidoria do Estado (e-OUV)”, explica.
Canais
A Controladoria-Geral do Estado utiliza, desde novembro de 2017, o e-OUV, gratuitamente. O sistema foi disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e permite ao cidadão registrar elogios, denúncias, reclamações e solicitação de informação por meio do site www.cge.am.gov.br no link ‘e-OUV’.
As secretarias mais demandadas são: a Secretaria do Estado de Saúde (Susam) e Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
O e-OUV conta com 72 órgãos do Poder Executivo cadastrados, além de três órgãos partícipes e mais 13 prefeituras do Amazonas que aguardam efetivação do cadastro para operacionalizar o sistema e atender à população.
A CGE, por meio da Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria, também atendeu ao cidadão pelo número de Whatsapp (92) 99480-8446, com 84 manifestos; de forma presencial, na sede da CGE, com 16 atendimentos; por telefone, onde foram registradas 14 ligações; por e-mail, com 1 (um) registro e pelo canal Fale Conosco, com 2 (dois) atendimentos.