Codam aprova 82 projetos e R$ 445 milhões em despedida de Serafim Corrêa

Com recordes no polo industrial de Manaus e geração de 976 empregos diretos, a 319ª reunião do conselho também lançou o Programa Estadual de Bioeconomia.

Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 01/04/2026 às 13:43 | Atualizado em: 01/04/2026 às 13:54

A 319ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), realizada nesta quarta-feira (1 de abril), com as presenças do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza, serviu de parâmetro e de palco para demonstrar a consolidação do fortalecimento econômico do Polo Industrial de Manaus e, consequentemente, do Estado do Amazonas.

Desse modo, a reunião foi marcada pela apresentação de indicadores recordes, a aprovação de dezenas de novos projetos industriais e a assinatura do decreto que trata do futuro sustentável da região: o Plano Estadual de Bioeconomia.

Além das homenagens e despedida oficial de Serafim Corrêa da titularidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Aprovação de projetos

Nessa reunião, o colegiado aprovou uma pauta de 82 propostas, incluindo 21 projetos de implantação, 17 de diversificação e 7 de atualização. Somente nesta reunião, os investimentos previstos somam R$ 444 milhões, com a expectativa de gerar 976 postos de trabalho (entre diretos, indiretos e remanejáveis).

Entre os destaques da pauta estão:

  • • Enoa Amazônia: produção de baterias com investimento de R$ 90,14 milhões.
  • • Brenfarma: fabricação de medicamentos, aportando R$ 82 milhões na diversificação da matriz econômica.
  • • Gastank: fabricação de cilindros de aço, sendo a maior empregadora da pauta com 67 novos postos e R$ 12,01 milhões de investimentos
  • • Whirlpool – produção de fogão por indução com investimento de R$ 4,87 milhões

Interiorização da indústria

A interiorização do desenvolvimento industrial também foi pautada na reunião do Codam com a aprovação de cinco projetos destinados aos municípios de Carauari, Parintins e Manacapuru.

De acordo com o novo secretário da Sedect, Gustavo Igrejas, a trajetória crescente de projetos aprovados desde 2019, com um recorde de 320 projetos no ano passado, demonstra a confiança dos investidores na gestão estadual.

Indicadores da indústria do Amazonas

Durante a reunião, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, apresentou dados que reforçam o vigor da indústria amazonense.

Segundo ele, o faturamento do polo industrial atingiu, no último ano, a marca de US$ 41,1 bilhões, o segundo melhor resultado da história, ficando muito próximo do recorde de 2011. Em moeda nacional, o faturamento chegou a R$ 227 bilhões.

Do mesmo modo, o início de 2026 mantém a tendência de crescimento, com o faturamento de janeiro alcançando US$ 3,4 bilhões, superando o mesmo período do ano anterior.

Leia mais

R$ 2,6 bilhões de ICMS

No campo da arrecadação, o estado registrou R$ 2,6 bilhões de ICMS nos primeiros dois meses do ano, com a indústria sendo responsável por 44,26% desse montante.

No setor de empregos, o Amazonas alcançou 572.990 postos formais, sendo que a indústria detém 25,4% desse estoque.

Especificamente no polo industrial, a média de mão de obra direta está em 129.522 trabalhadores, com um impacto total estimado em mais de 500 mil empregos, considerando que cada vaga direta gera outras quatro ou cinco indiretas.

Plano Estadual de Bioeconomia

Além da pauta de projetos, na 319ª reunião do Codam, houve também a assinatura do decreto que institui o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

O plano estabelece diretrizes para o uso sustentável de recursos biológicos, visando a conservação da biodiversidade, inovação tecnológica e inclusão social. Este ato é descrito como um passo decisivo para um futuro próspero e ambientalmente responsável no estado.

O evento também celebrou os 50 anos da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), presidida por Marcos Bento.

Leia mais

Serafim deixa a Sedecti

Por fim, a reunião também foi palco da despedida oficial de Serafim Corrêa da titularidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Ele deixou o cargo de secretário para cumprir a legislação eleitoral, de desincompatibilização. Correa vai disputar uma das oito vagas de deputado federal pelo Amazonas.

O governador Wilson Lima destacou o simbolismo do momento e agradeceu a condução dos trabalhos pelo secretário.

Ao encerrar a pauta, Serafim Corrêa desejou sucesso às empresas:

“Gerem empregos, gerem impostos, gerem economia, que o estado agradece muito”.

Fotos: BNC Amazonas