Prefeiturável de Manaus, Romero Reis assume comando do Codese

O empresário Romero Reis, filiado ao PSL, antigo partido do presidente Bolsonaro, é um nome que figura como possível candidato a prefeito de Manaus

Neuto Segundo

Publicado em: 14/01/2020 às 14:20 | Atualizado em: 14/01/2020 às 18:46

O empresário Romero Reis, ex-PSL, hoje no Novo, nome que figura como possível candidato a prefeito de Manaus nas eleições deste ano, assume na próxima sexta-feira, 17, a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese).

Ele foi eleito por aclamação em novembro de 2019 para comandar o órgão pelos próximos dois anos. Com Reis, tomam posse o vice-presidente e conselheiros deliberativos e fiscais.

O evento vai ser na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no centro de Manaus.

Reis, que é engenheiro e empresário da construção civil, disse que quer contribuir para a melhoria da infraestrutura da capital e da qualidade de vida da população com um planejamento de longo prazo.

“O fortalecimento das alternativas econômicas permitirá inserir Manaus, até 2038, entre as melhores cidades brasileiras para se viver e trabalhar. Esse é o sonho que nós, voluntários codesianos e apaixonados por Manaus, buscamos construir  a cada dia, com experiência e liderança”, disse.

A nova diretoria tem o vice-presidente Euler Guimarães Menezes de Souza; os conselheiros fiscais Francisco de Assis Mourão Júnior, Mário Jumbo Miranda Aufiero, Manoel Carlos de Oliveira Júnior e Afonso Luiz Costa Lins Junior; os conselheiros deliberativos Ulisses Tapajós Neto, Raul Carlos Araújo de Andrade, Frank do Carmo Souza e Lamisse Said da Silva Cavalcanti, esta a atual diretora-presidente do Sebrae/AM.

Codese Manaus

O Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formada pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.

A organização foi criada em 2015 com a finalidade de possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.

Leia mais

Plano de substituição da ZFM é entregue ao governo Bolsonaro

 

Ações de consolidação

A 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, que aconteceu em novembro de 2019, também foi uma realização do Codese Manaus e superou todas as estimativas da organização.

Ao longo dos três dias de evento, 21 mil pessoas passaram pelo local, que reuniu mais de 100 expositores, dentre institutos e empresas de TI, startups, universidades e incubadoras, além de palestras e outras atividades paralelas.

O valor de negócios prospectados durante a feira também bateu recorde, totalizando R$ 24,5 milhões, o dobro da edição anterior. Já o montante de negócios fechados durante os três dias de evento chegou a R$ 1,9 milhão.

De acordo com Reis, a chamada Indústria 4.0, que tem no polo digital um dos seus pilares, abre novas perspectivas para a Zona Franca de Manaus (ZFM), gerando empregos de qualidade e ajudando a diversificar a economia local, bem como trabalham para levar soluções à população de baixa renda.

Ele avalia que esses fatores indicam que o polo digital está em crescimento e consolidação.

Ao longo de 2020 pretendemos ampliar a participação de entidades representativas da sociedade no Codese e desenvolver projetos que estejam alinhados com as demandas sociais, entre eles o projeto na comunidade agrícola Valparaíso, localizada na zona leste de Manaus, que produz boa parte das hortaliças da capital”, afirmou Reis.

 

Foto: Divulgação