Comissão analisa programas do Basa para a região Norte

Israel Conte
Publicado em: 14/06/2019 às 17:49 | Atualizado em: 14/06/2019 às 17:51
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados ouviu em audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 12, as ações e programas do Banco da Amazônia (Basa) para a região Norte.
O evento foi realizado a partir de um requerimento do deputados Átila Lins (PP-AM).
Além do Basa, participaram da reunião representantes Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
“Foi um debate sobre as perspectivas desses órgãos, acerca do desenvolvimento com vistas à geração de emprego e renda, e os novos horizontes para nossa região e nossos estados”, destacou Átila Lins.
Leia mais
Átila entrega UBS fluvial em Carauari e anuncia emenda para maternidade
O presidente do Basa, Valdecir Tose, mostrou balanço dos recursos aplicados – 53% no setor rural e 47% não rural – além das metas para a atual gestão: expansão de crédito, com destaque para a implantação dos escritórios de negócios; novos agentes de campo; cadastro de terceirizados para prospecção do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o estudo de abertura do banco para repasse de crédito do FNO, por meio das agências de fomento, para outras instituições financeiras.
“Entendo que estes órgãos colaboram entre si para a implantação de programas do desenvolvimento regional e a exposição do que já vem sendo feito. Associado ao que podemos melhorar, através deste debate junto ao colegiado da Comissão, só auxilia na melhoria das políticas públicas para região, que tem grande potencialidade, mas ainda precisa acabar com alguns entraves ao desenvolvimento”, disse Átila.
Leia mais
Emenda de Átila garante nova rodoviária em Boca do Acre
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia da Silva e a secretária nacional Regional e Urbano, do Ministério de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, também compareceram à audiência.
Foto: Divulgação