CorrupĂ§Ă£o na Caixa motiva novo estatuto que rifa indicações polĂ­ticas

Publicado em: 19/01/2018 Ă s 16:25 | Atualizado em: 19/01/2018 Ă s 16:26

Os vice-presidentes da Caixa EconĂ´mica Federal nĂ£o mais poderĂ£o ser nomeados pelo presidente da RepĂºblica.

A mudança na competĂªncia para escolha dos dirigentes da Caixa consta do novo estatuto do banco, aprovado, nesta sexta-feira (19), pela Assembleia Geral da banco (foto), Ă³rgĂ£o criado com o novo documento para substituir as atribuições do MinistĂ©rio da Fazenda.

O novo estatuto segue os princĂ­pios da Lei das Estatais e prevĂª que tanto a escolha quanto a destituiĂ§Ă£o de vice-presidentes da Caixa serĂ£o feitas pelo Conselho Administrativo, composto por um quarto de membros independentes, depois de manifestaĂ§Ă£o do ComitĂª de IndicaĂ§Ă£o e RemuneraĂ§Ă£o do banco.

Os indicados para estes cargos tambĂ©m deverĂ£o ser aprovados pelo Banco Central e passar por avaliaĂ§Ă£o de consultores especializados em recrutamento de executivos.

Os membros do Conselho Administrativo tambĂ©m serĂ£o escolhidos pela Assembleia Geral da Caixa, que ainda tem a atribuiĂ§Ă£o de definir a remuneraĂ§Ă£o dos administradores, aprovar demonstrações contĂ¡veis e tratar de questões como fusões e aquisições do conglomerado.

O estatuto cria ainda quatro comitĂªs estatutĂ¡rios, reformula o de ComitĂª de Riscos e mantĂ©m seis grupos que tĂªm funções especĂ­ficas e variadas, como auditoria, compras e prevenĂ§Ă£o de crimes.

O novo regulamento torna mais rĂ­gidos os critĂ©rios de escolha dos indicados para os cargos da vice-presidĂªncia, alĂ©m de manter as antigas exigĂªncias de reputaĂ§Ă£o ilibada, notĂ³rio conhecimento tĂ©cnico compatĂ­vel com o cargo, curso superior e experiĂªncia profissional.

O banco deverĂ¡ ainda seguir novas prĂ¡ticas de gestĂ£o de riscos e divulgar uma carta anual de governança.

 

Motivo da mudança

O novo estatuto foi aprovado depois do afastamento pelo presidente Michel Temer de quatro dos 12 vice-presidentes do banco.

Os dirigentes afastados sĂ£o suspeitos de envolvimento em prĂ¡ticas de corrupĂ§Ă£o investigadas pela  PolĂ­cia Federal na OperaĂ§Ă£o Greenfield.

Os que nĂ£o foram afastados passarĂ£o por avaliaĂ§Ă£o tĂ©cnica, informou  o MinistĂ©rio da Fazenda.

Em nota, a Caixa afirma que o novo estatuto começou a ser elaborado em 2016, apĂ³s a aprovaĂ§Ă£o da Lei das Estatais, e que o processo de mudança contou com a participaĂ§Ă£o dos ministĂ©rios da Fazenda e do Planejamento.

O estatuto deverĂ¡ ainda ser aprovado pelo Banco Central e sĂ³ entrarĂ¡ em vigor depois de publicaĂ§Ă£o.

Fonte: AgĂªncia Brasil

 

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Caixa EconĂ´mica