Depen virou esperança de paz nos presídios do AM

Neuton Correa
Publicado em: 12/01/2017 às 21:08 | Atualizado em: 12/01/2017 às 21:08
O trabalho da equipe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Manaus, nesta semana, está sendo acompanhado com clima de expectativa por autoridades do Amazonas, tanto do Executivo quanto de poderes do Judiciário, TJ-AM e MP-AM.
Entre os dez integrantes do grupo, estão a diretora de Política Penitenciária, Mara Fregapani, a Ouvidora Geral do Depen, Maria Gabriela Viana Peixoto, representantes da Escola Penitenciária, especialistas em segurança e inteligência e do setor de assistência aos presos.
A equipe mergulhou em uma maratona de visitas aos presídios e reuniões com órgãos públicos e sociedade civil organizada.
O Depen prepara um diagnóstico detalhado sobre a situação do sistema prisional do estado e, nos bastidores, o departamento já é tratado como a principal esperança para que as medidas necessárias e recomendadas pelos especialistas sejam, de fato, implantadas e o estado volte a ter controle dos presídios no Amazonas.
Entre os pontos verificados estão protocolos de segurança que frequentemente, ou nunca, são cumpridos nas unidades prisionais, assim como não misturar presos de pavilhões diferentes durante o banho de sol e o contato mínimo e protegido entre agente carcerário e detento.
Foto: Reprodução