O deputado estadual Dan Câmara (PSC) disse em nota à imprensa neste dia 24 de setembro o que uma equipe de servidores da Assembleia Legislativa (ALE-AM) fazia em presídio do município de Humaitá após uma tentativa de rebelião e fuga de presos.
Dessa forma, ele se referiu à notícia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) de abertura de procedimento para apurar esse fato, ocorrido no último dia 20.
Conforme Dan Câmara, a equipe estava “em missão oficial” no presídio, a convite do comandante local da Polícia Militar.
Quanto ao uso de viatura oficial do estado por essa equipe, o deputado afirmou que foi apenas “por uma questão de segurança”.
Irmão do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), o parlamentar é coronel da reserva da PM, da qual foi comandante-geral.
Leia mais
Nota à imprensa
Referente ao release divulgado pela assessoria de impressa do Ministério Público Estadual, temos a esclarecer:
1. Respeitamos a competência do Ministério Público enquanto instituição e de seus membros;
2. Desconhecemos o teor do procedimento/investigação;
3. Todas as atividades desenvolvidas no município de Humaitá pela equipe da Comissão de Segurança Pública da Aleam estão no escopo das atribuições daquela comissão temática;
4. A presença da Comissão de Segurança Pública e de seu presidente ao município se deu em missão oficial, que prevê visitas técnicas, fiscalizações, audiências públicas e atenção às demandas de servidores e do público em geral, mesmo aos que estão cerceados de seus direitos, por força de cumprimento de pena;
5. A presença no estabelecimento prisional atendeu a um convite feito pelo Comandante do 4. Batalhão de Polícia Militar de Humaitá, que estava presente no local, comandando as ações;
6. Os profissionais da Comissão se deslocaram em carro de comboio da equipe, enquanto a viatura policial apenas os acompanhou, por uma questão de segurança.
No mais estamos inteiramente à disposição do MP para quaisquer esclarecimentos, observados os
preceitos da autonomia dos poderes e o exercício das atividades parlamentares previstas em lei.
Manaus, 24 de setembro de 2024
Assessoria do Deputado Comandante Dan
Foto: divulgação