Deputado quer tirar CBA das mãos de Paulo Guedes e da Suframa

CBA Pablo Oliva e Marcos Pontes

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 25/02/2019 às 12:10 | Atualizado em: 25/02/2019 às 12:10

O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que é vinculado à Suframa e hoje ao Ministério da Economia, de Paulo Guedes, pode ser transferido para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa foi a proposta que o deputado federal Pablo Oliva (PSL) apresentou hoje, dia 25, ao titular da pasta, Marcos Pontes.

Segundo a proposta, o órgão ganharia mais autonomia financeira e condições técnicas para desenvolver pesquisas com a transferência de subordinação.

“Mostrei ao ministro Marcos Pontes a importância do CBA para o desenvolvimento da pesquisa científica na Amazônia. Com a mudança, terá mais independência e condições de levar à frente projetos e pesquisas que há anos esperam recursos federais”, disse Oliva.

Pontes afirmou reconhecer a pesquisa científica na Amazônia como carente de apoio para exploração do potencial da região. “A biodiversidade amazônica é incalculável. É o sonho de qualquer país que investe em descobertas científicas”, disse o ministro.

Criado há 19 anos, mas com autonomia só a partir do final do ano passado, o CBA segue as diretrizes orçamentárias e políticas do Ministério da Economia.

Oliva disse que vai defender essa transferência no Congresso por meio da bancada parlamentar do Amazonas. “Quem ganha é a pesquisa científica e a geração de empregos no Amazonas”.

 

Leia mais

FINALMENTE! Portaria autoriza seleção de instituto para gerir CBA

Personalidade jurídica do CBA é marco para Amazônia, diz Omar

 

Foto: Divulgação/Assessoria do deputado