Deputado quer que MP e TCU acessem dados bancários de governos

Legitima-se a atuação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União o direito de requisitar informações bancárias diretamente às instituições financeiras

Ednilson Maciel

Publicado em: 07/05/2021 às 11:11 | Atualizado em: 07/05/2021 às 11:11

O deputado, Franco Cartafina, quer que Ministério Público (MP)  e Tribunal de Contas (TC)  acesse dados bancários de governos.

Com isso, o MP e o TC poderiam pedir informações bancárias de prefeituras e governos, por exemplo, diretamente às instituições financeiras.

Para isso, o primeiro artigo do projeto legitima MP e TCU a requisitarem as informações de ente da administração pública. Conforme informa O Tempo.

A permissão vai ocorrer em apuração de supostos crimes praticados por agentes públicos contra a gestão.

Assim como, operações financeiras, ainda que realizadas por particulares. Aquelas feitas sucessivamente ao objeto de investigação, também poderão ser acessadas pelos órgãos de controle.

Além disso, sem a determinação judicial desde que o objetivo seja garantir o “acesso ao real destino dos recursos públicos”.

Entes públicos

Segundo o deputado, a dispensa de autorização judicial vale apenas para os entes públicos.

Portanto, não contempla as pessoas físicas dos gestores, como prefeitos, governadores e responsáveis por autarquias, por exemplo.

Leia mais em O Tempo.

Leia mais

Wilson Lima rebate vice: “Não é hora de politicagem. É hora de trabalhar”

Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados