Deputados identificam supostas fraudes milionárias nas Forças Armadas

Empresas do mesmo grupo familiar disputavam pregões eletrônicos para vender produtos de gêneros alimentícios aos militares como se fossem concorrentes

Forças Armadas fraudes milhões

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/05/2021 às 17:33 | Atualizado em: 06/05/2021 às 17:33

Uma comissão de deputados identificou supostas fraudes de empresas em licitações das Forças Armadas. Os valores chegam a quase R$ 40 milhões.

Nesse sentido, uma comissão do PSB no TCU (Tribunal de Contas da União) e no MPF (Ministério Público Federal) identificou casos de conluio de empresas

Elas disputavam pregões eletrônicos para vender produtos de gêneros alimentícios aos militares como se fossem concorrentes. Mas pertenciam ao mesmo grupo familiar.

Segundo o Poder 360, assinam a representação os congressistas Elias Vaz, Alessandro Molon, Bira do Pindaré e Lídice da Mata, todos do PSB.

Antes de tudo, são 4 casos supostamente irregulares que a comissão identificou em 4 cidades.

Ou seja, Guaratinguetá (São Paulo), Caieiras (São Paulo), Rio de Janeiro (RJ) e Taubaté (São Paulo).

Um dos casos

Por exemplo, um dos casos é referente a empresas com sede em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Envolve 4 integrantes da família Maia Cardoso de Oliveira.

Dessa forma, as empresas são fornecedoras de gêneros alimentícios e concorrem entre si em leilões do Ministério da Defesa.

Em suma, segundo os congressistas, as entidades venceram 137 processos de compras de produtos alimentícios promovidos pelo Comando da Aeronáutica, num valor total de R$ 13.910.879,83 .

Leia a matéria completa no site Poder 360.

Leia mais

Forças Armadas esbanjam comprando toneladas de lombo de bacalhau e uísque

Foto: Divulgação/ Exército